sexta-feira, 8 de junho de 2012

VIAGEM FILOSÓFICA DE ALEXANDRE FERREIRA POST

A VIAGEM “FILOSÓFICA”

DE ALEXANDRE FERREIRA



Alexandre Rodrigues Ferreira (1756 - 1815) foi um naturalista luso – brasileiro que entre 1783 e 1792   empreendeu uma extensa viagem que pelo  interior da Amazônia até ao Mato Grosso, entre 1783 e 1792.

Ferreira é considerado um dos maiores naturalistas luso-brasileiros e teria realizado a mais importante viagem científica do Brasil Colônia .

A rainha de Portugal ,  D. Maria I , ante a decadência das rendas coloniais do Brasil, por exaustão do ouro aluvional, ordenou a Alexandre Rodrigues Ferreira, na qualidade de naturalista, que empreendesse uma “Viagem Filosófica pelas Capitanias do Grão-Pará, Rio Negro, Mato Grosso e Cuiabá”.

A  região do Centro – Norte do Brasil , então praticamente inexplorada , poderia eventualmente  suprir com a exploração de  suas riquezas naturais os cofres da Coroa .

Em 1783 , o naturalista deixou o seu cargo de diretor  no Museu da Ajuda e, em setembro partiu para o Brasil, para  remeter para o Real Museu de Lisboa os textos escritos  e material colhidos na expedição .

Ferreira , em outubro de 1783, aportou em Belém do Pará  e passou os  9 anos seguintes  a percorrer o Centro-Norte do Brasil ;  regressou  a Belém do Pará em janeiro de 1792 , tendo  percorrido as capitanias do Grão-Pará, Rio Negro, Mato Grosso e Cuiabá .

O farto material gerado pela  Viagem Filosófica” permaneceu por mais de um século ignorado e não foi estudado pelos sábios portugueses, nem mesmo por Ferreira e boa parte dele  seria mais tarde levada para Paris como butim de guerra por Napoleão .

Ainda há, entretanto , um riquíssimo acervo científico  que se encontra  na Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e no museu Bocage, em Lisboa.

Nota : à época , o termo  “filosófico”  englobava os estudos das Ciências Naturais ( mineralogia , geografia,etc.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário