DA PRATA DE 1628
E O BRASIL HOLANDÊS
A Frota da Prata , Frota Espanhola da Prata ou Frota das Índias ( em espanhol : “Flota de Indias” ),foi um transporte marítimo anual de vários metais (ouro e prata), pedras preciosas, especiarias (seda), bens agrícolas (tabaco) e outros produtos das colônias espanholas à Espanha.
O transporte ocorria por meio de duas frotas, fortemente armadas que se reuniam perto de Havana, e que juntas prosseguiam para a Espanha .
Essa fabulosa riqueza atraiu todo os tipos de corsários e piratas, mas eles raramente conseguiam interceptar a frota.
Uma das poucas ocasiões em que a frota foi abordada com sucesso ocorreu em 8 de setembro de 1628, quando o almirante holandês neerlandês Piet Hein conquistou uma Frota da Prata de 4 galeões e 18 naus mercantes que rumava para Havana . Hein, comandava 32 navios artilhados com 623 canhões e mais de 3.500 militares com os quais abordou a frota na Baía de Matanzas , Cuba .
Com um saque no valor de 11.500.000 de florins Piet Pieterszoon Hein regressou triunfalmente à Holanda em 9 de janeiro de 1629 ; acolhido como herói nacional, foi nomeado Tenente Almirante da Marinha de Guerra .
Cerca de 5.000.000 de florins foram destinados à Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais, o que lhe permitiu apoderar -se de Pernambuco em 1630 e fundar a colônia de Nova Holanda, com capital em Mauritsstad (atual Recife ) .
Alguns historiadores são de opinião que sem o episódio da Frota da Prata de 1628 não teria havido o Brasil Holandês .
Nenhum comentário:
Postar um comentário