sábado, 16 de junho de 2012

UM BOI VOADOR

NOS CÉUS DO RECIFE



“Boi voador”  é o nome de um episódio real ocorrido na antiga Cidade Maurícia , atual Recife , no Estado de Pernambuco , à época do Brasil holandês ( 1630 – 1654 ) .

O fato pitoresco  é narrado por frei Manuel Calado no seu livro "O Valeroso Lucideno" ( 1648 ) , que dele foi testemunha ocular .

Em 25 de janeiro de 1641 foi feita uma licitação pública para a construção de uma   ponte que uniria  o Recife à Cidade Maurícia , na altura da atual ponte Maurício de Nassau .

Em até fins de 1643 ,  por várias razões , a ponte não tinha sido concluida , provocando reclamações oficiais do Conselho dos XIX e da população recifense .

Nassau resolveu então tomar a si a tarefa de terminá –  la  utilizando-se para isso de seus próprios recursos financeiros de modo que , num  doming , em  28 de fevereiro de 1644 , estava a ponte concluída , pronta  para ser inaugurada .

Segundo o relato do frei Manuel Calado , a fim de obter o maior número possível de transeutes  pagando pedágio na ponte , Nassau havia feito anunciar à população que “um boi iria voar” no dia de sua inauguração .

Para a festa   ,  foram convidados os membros do Supremo Conselho Holandês e a população em geral .

Nassau mandou abater e esfolar um boi, e encher-lhe  o couro com  capim e escondeu – o  no alto de uma galeria que tinha edificada no seu jardim. Pediu  emprestado um outro boi , e o fez subir ao alto da galeria e, depois de visto pelo grande número de pessoas presentes, mandou-o ocultá – lo  num recinto . Em seguida , mandou retirar  o  couro de boi cheio de palha, e o fizeram vir voando por meio de umas cordas e roldanas , para grande admiração e espanto de de todos .

Tanta gente atravessou aquela  ponte que , naquela tarde , o pedágio rendeu mil e oitocentos florins .


2 comentários: