segunda-feira, 18 de junho de 2012

O INEXORÁVEL CERCO

AO RECIFE HOLANDÊS



Em 1645 , um  ano após o retorno de Nassau para a Holanda , teve início   a  A Insurreição Pernambucana, também referida como Guerra da Luz Divina”. O movimento originou-se da   insatisfação generalizada  com  a administração  da Companhia das Índias Ocidentais (WIC) .

Um dos episódios notáveis desta luta foi o “cerco do Recife”  , base no Brasil  de operações dos holandeses , pelos luso-brasileiros .

O sítio tinha como alvo a imoblização das tropas batavas no Recife e impedir a chegada de víveres por via terreste. Deste modo , os holandeses de Recife só poderiam ser abastecidos ou sair através do mar .

Com o sítio ,  a fome inexoravelmnte  instalou-se  no Recife sitiado , que de semana para semana se agravava .

Tudo quanto eram víveres disponíveis  foi colocado sob a administração pública, e passou-se a distribuir a cada cidadão e a cada soldado, sem distinção, a sua reduzida  ração; a de pão reduzia-se a uma libra por semana; e, por fim, tiveram os cidadãos que abrir mão , mesmo a isto, a fim de que somente a guarnição fosse satisfeita .  A maioria da população escrava, morria de inanição .

Cães e gatos e ratos  eram  capturados e comprados  a preços elevados  . Carcaças de animais em decomposição eram desenterradas  e  comidas . As condições de higiene e saúde da população  se deterioravam dia a dia .

O cerco ao Recife, foi , ficando  cada vez mais eficaz a ponto de um relato holandês dizer :

"O inimigo nos mantém aqui tão fechados, que a bem dizer está com a espada sobre nossos pescoços e conserva-se nas vizinhanças com todas as suas forças’’.

Esta escassez de víveres no Recife sitiado , foi assim relatada , respectivamente por With e Cornelis Van der Branden:

"O Recife sitiado é e continua a ser a cidade da fome."

"Nós holandeses aqui vivemos como bestas e morremos como porcos."

A situação da cidade era crescentemente desesperadora . De mês para mês , em vão  se olhava ansiosamente para  o mar, na esperança de algum navio que trouxesse da Holanda  os tão necessitados gêneros alimentícios e soldados .  

Os  soldados murmuravam ou  reclamavam abertamente , à beira da sublevação ; muitos se passavam para o acampamento dos sitiantes . Para acalmá-los , o Conselho , com o ouro em barra que dispunha  mandou  cunhar  moedas obsidionais ( i.e : de sítio ou de cerco ) de 3,6 e 12 florins para pagamento dos soldos . Também cunharam moedas  a partir de baixelas de prata .

Os judeus temiam ssobremaneira  a volta do Nordeste ao poder de  Portugal , de modo  que por  reiterdas  vezes fizeram farta distribuição de dinheiro . Sem ela ,  a guarnição militar certamente,  teria cedido  às sedutores ofertas do inimigo  e vendido os seus postos.

Já o próprio governo não ousava mais ter esperança; no seio do Conselho Secreto falava-se de uma contra-ofensiva  desesperada, com o conjunto das forças, na qual se haveria de sucumbir ou de romper o bloqueio; cogitava-se inclusive de capitulação .

Em 22 de junho de 1646 , quando  o cerco durava  9 meses e os mantimentos  para a guarnição eram suficientes  apenas para mais dois dias , eis que entram duas naus holandesas  no porto de Recife ,  com  algumas provisões e, o que era mais importante :  a notícia de que uma poderosa esquadra da Companhia das Índias Ocidentais estava a caminho, prestes  a chegar a qualquer  momento.

A cidade angustiada  respirou aliviada e com  novo alento , entregou-se à mais incontida  euforia . O Conselho Municipal, em sessão solene, condecorou  cada um dos comandantes dos navios com uma medalha de ouro com a inscrição — "Pelo Falken e o Elizabeth, foi o Recife salvo do cerco" (Door de Valk en Elisabeth is het Recif outzet) ..

Em 1º  de agosto de 1646 , Sigismundo Von Schkoppe chega ao Recife comandando a tão esperada  frota salvadora , com 2.000 homens, que demorou 1 ano para ser organizada . A chegada desta armada reanimou a resitência batava em Recife .



Não obstante todos os  subsequentes esforços holandeses para romper o cerco do Recife e reconquistar áreas perdidas para os luso-brasileiros , em 26 de janeiro de 1654, o comandante holandês Sigismundo Von Schkoppe assinava a rendição na Campina do Taborda .

Terminava assim , a ocupação holandesa do Nordeste brasileiro,   24 anos após seu início .

Nenhum comentário:

Postar um comentário