sábado, 16 de junho de 2012

ROCHA PITA  E  A


“HISTÓRIA DA AMÉRICA


PORTUGUESA”


 


A História da América Portuguesa é uma obra de Sebastião da Rocha Pita , publicada  em 1730. Foi a primeira História do Brasil a ser publicada, uma vez que, não obstante  ser a segunda a ser escrita, a primeira, de autoria de Frei Vicente do Salvador, um século antes, permaneceu manuscrita e inédita ,  apenas vindo a ser publicada no século XIX .

Sebastião da Rocha Pita ( 1660 - 1738 ) foi um advogado, historiador , poeta baiano  e um dos primeiros estudiosos da História do Brasil . Ele é considerado como o “pai da História do Brasil” por alguns estudiosos .


Rocha Pitta  nasceu em Salvador ( Bahia), formou -se no Colégio dos Jesuítas e, mais tarde, seguiu para Portugal, onde se diplomou  pela Universidade de Coimbra. Ao regressar ao Brasil  dedicou -se à agricultura canavieira e às letras. Consagrou  grande parte de seus estudos  a minuciosas pesquisas de documentos  nos   arquivos das ordens religiosas de São Vicente (SP), Bahia , Rio de Janeiro e Lisboa .

Sua principal obra, “História da América Portuguesa, Desde o Ano de 1500 do seu Descobrimento , até 1724” publicada em 1730, em Lisboa , mescla  a narrativa descritiva   do ambiente natural , e das riquezas da terra com a crônica histórica.


A obra  encontra-se dividida em 10 partes , constituindo-se numa crônica administrativa do Brasil  sobre os séculos iniciais da colonização.

Entre os outros vários trabalhos literários de Rocha Pitta estão : Volume de Poesia, Elogios Fúnebres , Oratórios e Poéticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário