sábado, 9 de junho de 2012

SKIDMORE UM BRASILIANISTA POST

SKIDMORE UM  

“BRASILIANISTA”



Thomas Elliot Skidmore ( nascido em  1932 ) é um escritor  norte-americano que além de escrever sobre América Latina , é um historiador especializado em temas brasileiros , um assim chamado “brasilianista”.

O mais famoso dos “brasilianistas”  atuais se formou em Oxford na Inglaterra e fez doutorado em Harvard. A obra de Skidmore é um extenso e consistente painel sobre a história e política nacionais brasileiras  baseado em análises rigorosas e reveladoras  , iniciadas a partir de 1960 . Sua obra  é um verdadeiro paradigma da pesquisa honesta , do questionamento dos documentos  e da interrogação .

Thomas Skidmore, é reconhecido pelos brasileiros   pelo seu trabalho durante toda uma vida dedicada ao trabalho historiográfico e ao conhecimento da história do Brasil, nos Estados Unidos e, sobretudo, no próprio Brasil ; aliás ele é , provavelmente ,   mais conhecido no Brasil do que em seu próprio país .

Skidmore é  autor de Brasil: de Getúlio a Castelo, 1930-1964 (1975) , Preto no branco: raça e nacionalidade no pensamento brasileiro (1976), Brasil: de Castelo a Tancredo, 1964-1985 (1988), O Brasil visto de Fora (1994) e Uma História do Brasil ( 2000 ) , este último uma síntese da história brasileira.








Nenhum comentário:

Postar um comentário