PIET HEIN ALMIRANTE E
PIRATA HOLANDÊS
NO BRASIL
Pieterszoon Piet Hein ( Pietersen Pieter Heyn) ( 1577 – 1629) foi um pirata , brilhante almirante e oficial naval holandês .
Seu feito mais memorável foi capturar em 1628 , a Frota Espanhola da Prata ( Flota Plata ) abarrotada com prata das colônias americanas e das Filipinas. Como resultado, o valor do saque foi tão grande ( 11 milhões de florins ) a ponto de financiar o exército neerlandês durante oito meses e preparar a conquista do nordeste do Brasil .
Antes , em 1623, ele se tornou vice-almirante da nova Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais (WIC) e rumou para o Caribe no ano seguinte.
No Brasil, em1624 , Hein brevemente capturou a colônia portuguesa em Salvador, conduzindo pessoalmente o assalto à fortaleza da cidade. Em 1625 ele foi expulso pelos espanhóis e portuguêses .
Em 1625 , Hein com 8 navios tentou em um ataque à Vila de Vitória, na Capitania do Espírito Santo que foi frustrado graças a iniciativa de uma jovem de nome Maria Ortiz , descendente de espanhóis que organizou a defesa da vila junto aos capixabas .
Então ele atacou Luanda , em Angola, mas não conseguiu capturar a cidade.
Em uma posterior invasão em 1627 , para reconquistar a Bahia, ele novamente falhou, mas capturou mais de 30 navios portugueses, com uma grande carga de açúcar.
Piet Hein faleceu em 1629 , na batalha naval de Dungeness contra os inglêses , atingido por uma bala de canhão .
Nenhum comentário:
Postar um comentário