domingo, 10 de junho de 2012

MARTIIN E BERNARD DE NANTES POST

MARTIN E BERNARD DE



NANTES MISSIONÁRIOS NO



SÃO  FRANCISCO



Os missionários capuchinhos - que excluem de sua história oficial das Missões no Brasil, a participação, em 1612 -1615, na tentativa de criação da “França Equinocial” -  dão como início de sua atividade missionária o ano de 1642 .

Naquele ano , capturados pelos holandeses, em São Tomé, foram trazidos para a Colônia do Brasil . Graças à política de tolerância religiosa de Maurício de Nassau , puderam missionar no Nordeste do Brasil Holandês .

A relação das aldeias Capuchinhas do São Francisco e das Missões no Curso inferior do São Francisco entre 1670 e 1700 dão idéia da ampla atividade civilizatória e catequética exercida por frades missionários como Martin de Nantes, Bernard de Nantes, François de Domfront, Anastácio de Audierne e José de Chanteugontier , entre vários outros .

Em 1740, as aldeias capuchinhas entram em crise, ocasionada por fugas e rebeliões indígenas.Ne período, eles não gozam da proteção da família D' Ávila e um clima de desconfiança com relação a eles se disssemina espalha pela região. O Marquês de Pombal  (em 1759 ) tira definitivamente a administração das aldeias das mãos dos religiosos.

O missionário Martin de Nantes aportou em Recife em 1654 e foi missionar na região  do rio São Francisco .



A obra de  Martin de Nantes , publicada em 1707  tinha um longo título :  Relação de uma Missão no Rio São Francisco : relação sucinta e sincera da missão do padre Martinho de Nantes, pregador Capuchinho, missionário apostólico no Brasil entre os índios chamados cariris”.

Nantes também organizou  um dicionário da língua cariri ainda hoje consultado por pesquisadores e linguistas .

Bernard de Nantes embarcou para o Brasil  em 1677 e, entre fins de 1681 e início de 1682, se dirigiu à região do São Francisco  com a incumbência de entregar a Martin de Nantes a ordem do provincial para ocupar  o cargo de superior no hospício (casa religiosa) da Bahia,  na cidade de Salvador. Diante disso, Bernard sucedeu a Martin de Nantes nas Missões Capuchinhas  , permanecendo aí até 1687 . O capuchinho aprimorou um catecismo em língua cariri,(“Katecismo” ) iniciado por seu antecessor e publicado em 1709 . As contribuições de ambos à etnografia do Nordeste do Brasil são muito preciosas .

Após  23  anos de abnegado trabalho missionário  no Brasil , Bernard de Nantes voltou enfermo a Lisboa, em 1700 , pouco antes de todos os demais capuchinhos franceses deixarem a Colônia .

2 comentários:

  1. Martinho chegou a Pernambuco em Agosto de 1671*

    ResponderExcluir
  2. gostaria de ter acesso a gramatica cariri ou como chamam de catecismo da língua dzebucuá dos índios Cariri

    ResponderExcluir