sábado, 16 de junho de 2012

ESCHWEGE , PIONEIRO

DA MINERALOGIA

DO BRASIL



Wilhelm Ludwig von Eschwege  ( 1777 — 1855 ) também conhecido como  Barão de Eschwege,  foi um militar , geólogo , geógrafo e metalurgista alemão que   desempenhou um  importante e pioneiro  papel no desenvolvimento das ciências geológicas no Brasil.

Em 1802 , Eschwege foi para Portugal  a convite do governo  e acompanhou D. João  VI ao Brasil em 1807.


No Brasil , foi designado para acompanhar a mineração de ouro e a fabricação de ferro em Minas Gerais , explorar ouro  na mina da Passagem , e chumbo, em Abaeté. Em 1813 construiu uma fundição de ferro em Congonhas do Campo (MG) .


Sua principal publicação foi Pluto Brasiliensis(1833) cujo título em latim  significa “A Riqueza Brasileira , em que descreveu a mineração na época colonial .

O longo  subtítulo da obra , diz : “ Memória sobre as riquezas do Brasil em ouro, diamantes e outros minerais; história da descoberta e descrição das ocorrências desses minerais; exploração das jazidas e sua técnica; produção e legislação das minas ”.

Graças aos  estudos de Eschwege , foi estabelecida uma nova legislação para a mineração brasileira e foram adotados métodos mais avançados de metalurgia do ferro ,  de exploração das jazidas de ouro  e de outros minerais .Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário




Nenhum comentário:

Postar um comentário