sexta-feira, 1 de junho de 2012

JESUÍTA CENSURADO POR PORTUGAL POST

UM JESUÍTA



CENSURADO



POR PORTUGAL



Giovanni Antonio ( João Antônio Andreoni ) que adotou o nome André João Antonil ( 16491716 ) foi um jesuíta italiano e historiador . Este religioso chegou a Salvador, na Capitania da Bahia, em 1681, aos 32 anos nunca mais tendo deixado a cidade, onde veio a falecer, em 1716 , aos  77 anos .

Em 1711 , Antonil  publicou em Lisboa a obra  Cultura e Opulência do Brasil por suas Drogas e Minas”,  considerada a melhor que se escreveu sobre as condições sociais e econômicas do Brasil no início do século XVIII.

Por que imediatamente a Coroa de Portugal censurou o livro ?  O confisco foi rigoroso e os poucos exemplares que sobraram  tornaram –se  autênticas  raridades bibliográficas .

Simplesmente  porque na  parte do livro de Antonil  que  aborda o Ciclo de Ouro da Colônia , há um relato riquíssimo sobre os estratégicos caminhos para as Minas,  e minuciosos detalhes técnicos sobre a mineração ( localização , extração ) do ouro,   . Certamente , Lisboa  considerava esses dados como “segredos de Estado”  e temia despertar a cobiça de outros países .

Antonil também denuncia as consequências negativas da descoberta do ouro nas Gerais , como a subida do preço das mercadorias tornadas raras no litoral por terem sido enviadas a Minas, aumento do preço dos escravos, ruína dos engenhos de açúcar pela falta de mão de obra escrava e principalmente a dissolução da ética e da  moral, pois as pessoas passaram a querer enriquecer de qualquer forma cativadas e deslumbradas pela ilusão do ouro.

A importante e rica obra de Antonil só viria novamente à luz em 1837, quando foi integralmente reeditada, 126 anos mais tarde , no Rio de Janeiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário