quinta-feira, 14 de junho de 2012

 PRINCIPESSA MAFALDA

NAUFRAGA

EM ABROLHOS





O“Principessa Mafalda” era  um transatlântico italiano, assim batizado  em homenagem à segunda filha do Rei Vittorio Emanuele III , Mafalda di Savoia e lançado ao mar em 22 de outubro de 1908.

Tinha cerca de 148 metros de comprimento, 17 metros de boca, 10 metros de calado e um deslocamento de 12000 toneladas.

Esse  navio ficou célebre  na História Naútica do Brasil  pelo seu naufrágio ocorrido em 24 de outubro de 1927 , nas proximidades do Arquipélago de  Abrolhos , nas costas da Bahia.

O transatlântico, partiu do porto de Gênova (Itália) no dia 11 de outubro ,  e fez uma primeira escala em Barcelona (Espanha), conforme previsto, e partiu para a América do Sul.

A maior parte dos passageiros tinha como destino final a cidade de Buenos Aires (Argentina ) .  No Rio de Janeiro iriam desembarcar 26 passageiros e para o porto de Santos seguiam outros 85.

Ante um problema mecânico a bordo  o navio realiza uma escala não programada na Ilha de São Vicente, em Cabo Verde e  uma vez reparada  a avaria, o barco continuou o seu curso.

Em 24 de outubro, é identificado um defeito mecânico em um dos eixos do navio e mesmo após solucionado o problema , a embarcação passa navegar com velocidade reduzida .

Na tarde do dia 25 de outubro de 1927 por volta das 17: 20 hr , o Principessa Mafalda”,  nas proximidades de Abrolhos (BA) , sofre uma forte trepidação originada do rompimento do tubo telescópico do eixo da hélice direita. A  hélice rompe o casco do navio, e rapidamente a embarcação é tomada pelas águas ,  as caldeiras  são apagadas e navio para de navegar .

 A tripulação emitiu  um pedido de S.O.S que foi atendido por várias embarcações entre elas os vapores Voltair, Formosa, Empire Star, Mosella e Piauhy.

O capitão  Simone Guli  ordenou o abandono do navio apenas quando este adernou , mas houve um grande pânico e  tumulto entre os passageiros ; alguns botes salva-vidas superlotados  viraram ; os náufragos  desesperados se atiravam nos botes que estavam ao mar e também na água , onde são atacados por tubarões .

.O “ Principessa Mafalda”  afundou por volta das 21:45 hr mergulhando de popa , após explosões das caldeiras .

Dos 968 passageiros e e 287 tripulantes que estavam no navio, 350 passageiros pereceram , além de 32 tripulantes, inclusive o capitão Simone Gul , totalizando 382 mortes .


Nenhum comentário:

Postar um comentário