domingo, 17 de junho de 2012

NASSAU E SEUS



3 AMIGOS BRASILEIROS



Durante o seu período de administração do Brasil Holandês ( 1637 – 1644 ) , Nassau teve 3 destacados amigos luso – brasileiros : Gaspar Dias Ferreira , Frei Manuel Calado e João Fernandes Vieira .



Gaspar Dias Ferreira , foi  o primeiro português a morar efetivamente, com sua família, dentro das fortificações dos holandeses.



Ele  veio a se tornar, posteriormente, figura muito próxima ao conde de Nassau e servia de intermediário entre este e a  comunidade luso-brasileira .



Gaspar Dias Ferreira é tido   como sendo um espertalhão , e mau caráter . Ele  arrumava as mais variadas maneiras de enriquecer , apoderando – se  das fazendas dos moradores da Capitania . Persuadia os senhores de engenho e os lavradores de cana a darem de presente à Nassau caixas de açúcar , ficando o próprio Gaspar com a maior parte delas.

Frei Manuel Calado ( do Salvador ) ( 15841654), foi um religioso e escritor luso-brasileiro , autor de "O Valeroso Lucideno e o Triunfo da Liberdade na Restauração de Pernambuco" ( 1648 ) .




Frei Calado aproximou –se de Nassau , calvinista , quando

sua presença foi requerida por nobres portugueses católicos que foram ter com o conde , para que este concedesse licença para que ele   viesse assistí-los espiritualmente .

Nassau , diferente de muitos  outros flamengos ,tinha tolerância para com as  outras  religiões .  

Calado tornou-se figura habitual  na casa de Nassau  onde  eles jantavam e conversavam  em latim sobre diferentes

assuntos . Nassau, em segredo, o permitiu  frei   rezar missas em sua casa , desde que a portas fechadas. O relacionamento amistoso entre ambos durou até o retorno de Nassau para a Holanda .

João Fernandes Vieira ( c. 1610 ou 1613 – 1681 )  foi um dos principais chefes militares  nas lutas pela expulsão dos holandeses de Pernambuco

Vieira , fugiu da Ilha da Madeira onde nasceu ,  para o Brasil, especificamente para Pernambuco, em 1620, aos dez anos de idade,sozinho e por conta própria ,  onde mudou o nome de Francisco Ornellas para João Fernandes Vieira .



Quando chegou a Pernambuco, trabalhou como assalariado e foi auxiliar de um açougue ; em poucos anos tornou-se feitor-mor.
Ativo, ambicioso e inteligente, em 1639 , Vieira já era uma pessoa importante na sociedade portuguesa da  política Pernambuco .

Tornou –se um dos mais importantes senhores-de-engenho de Pernambuco, patrão de mais de 1.000 escravos, chegando a possuir 16 engenhos, localizados em Pernambuco e na Paraíba .

Pessoa de confiança de Maurício de Nassau  ,foi  seu colaborador e conselheiro em assuntos brasileiros . Vieira também tinha o apoio da comunidade luso-brasileira Gozando  assim da consideração de holandeses e luso – brasileiros .

Era também um dos maiores devedores da Companhia das Índias Ocidentais ; em 1642, sua dívida já era estimada em 219.854 florins.

Quando a insatisfação dos senhores - de - engenho de Pernambuco se intensificou, especialmente após a volta  do conde Maurício de Nassau para a Holanda, em 1644, e, percebendo as vantagens pessoais  com a expulsão dos holandeses , se afastou deles  e tornou-se um dos líderes da chamada “Insurreição Pernambucana”  e um dos heróis da “Restauração” .


Nenhum comentário:

Postar um comentário