sexta-feira, 15 de junho de 2012

EMÍLIO GOELDI , UM

SUIÇO NA AMAZÔNIA



Emílio Augusto Goeldi (v1859 – 1917)  foi um    naturalista e zoólogo suiço – alemão .

Na Alemanha ele foi discípulo  de  Ernst Haeckel, (1834 – 1919) um cientista e naturalista alemão que ajudou a divulgar  o trabalho de Charles Darwin e um dos grandes expoentes do cientismo positivista.

Goeldi chegou ao Rio de Janeiro Brasil em 1880  com apenas  25 anos, na capital do Império, e foi contratado pelo Museu Imperial, em 1884. Em 1885, foi nomeado subdiretor da Seção de Zoologia onde, durante cinco anos, desenvolveu estudos sobre répteis, insetos, aracnídeos, mamíferos e aves .

Em 1893, Goeldi aceitou convite do governador do Pará, Lauro Sodré, para assumir a direção do Museu Paraense, e reativá – lo ;sua missão seria a de transformar aquele instituição  em um grande centro de pesquisa sobre a Região Amazônica.


Goeldi , então , aceitando  o desafio,  promoveu  uma ampla mudança na estrutura do Museu, adaptando –  às normas tradicionais de museus de História Natural, além de contratar uma equipe de  competentes cientistas e técnicos.


Grande parte da Amazônia foi visitada, realizando-se intensivas coletas para formar as primeiras coleções zoológicas, botânicas, geológicas e etnográficas.

Goeldi contratou o excelente pintor e profundo conhecedor do ambiente amazônico, Ernesto Lohse, que ilustrou o livro “Álbum de Aves Amazônicas”, com sublimes pranchas coloridas .

Durante a gestão Goeldi, o Museu ganhou respeito e reconhecimento internacionais , graças ao  desenvolvimento de pesquisas geográficas, geológicas, climatológicas, agrícolas, faunísticas, florísticas, arqueológicas, etnológicas e museológicas da Amazônia .

Em 1907, após 13 anos de atividades incessantes e profícuas atividades científicas  em Belém, Emílio Goeldi retirou-se, enfermo , para a Suíça, onde faleceu  aos 58 anos ,em 1917 .

Em sua homenagem, o Museu Paraense  que ele dirigiu,em Belém, hoje se chama "Museu Paraense Emílio Goeldi" , uma referência internacional .




Nenhum comentário:

Postar um comentário