D.ANA PAES ,
POR QUEM FOSTES ?
Anna Gonsalves Paes de Azevedo ( Ana Paes d’Altro ,Ana de Holanda , Ana Paes ) nasceu , provavelmente em 1605 ou 1617, na Bahia filha de portugueses ; seu pai era dono de um dos mais ricos e importantes engenhos da várzea do Capibaribe ( Engenho Casa Forte ).
Ana Paes é uma figura controversa ,devido à sua maneira avançada para a época, suas atitudes em relação aos holandeses e sua conversão ao calvinismo. Ela foi descrita por muitos historiadores como uma mulher amoral e dissoluta . Atualmente o julgamento é mais benévolo , avaliando – a dentro de um contexto histórico e sentimental considerando –a como uma impetuosa mulher jovem , carente de amor e ardentemente apaixonada .
Diz – se que Ana Paes era muito formosa , de pele bem alva, fartos cabelos escuros , enormes olhos cor de violeta, alta e de postura elegante .
Aos 18 anos, Anna ficou viúva do capitão Pedro Correia da Silva, que tomou parte na defesa do forte São Jorge e morreu em virtude de ferimentos que recebeu durante os combates.
Como dote matrimonial tinha herdado o engenho Casa Forte .Após a morte do pai passou a administrar o engenho com competência , firmeza e determinação mantendo -o entre os dez mais produtivos de Pernambuco.
Ana falava e escrevia além do português, o latim por ser a língua culta da época e mais tarde , o alemão , graças ao seu convívio com os holandeses .
Foi educada na religião católica de acordo com os princípios e costumes portugueses e vivia com sua mãe entre o engenho Casa Forte e uma casa situada na Rua Bom Jesus.
Apaixonou – se pela figura amável, sensível , inteligente e galante do príncipe de Nassau, mas o namoro não prosperou .
Depois , encontrou André Vidal de Negreiros por quem teve uma irresistível paixão , mas graças a intrigas, separam-se.
Em seguida em 1637 abjura o catolicismo e adota o protestantismo para contrair núpcias se com o Chefe da guarda pessoal de Nassau, Charles de Tourlon .
Enviuva pela segunda vez após a morte de Charles de Toulon , na Holanda .
Em 1645 no final da decisiva Batalha dos Guararpes casa-se pela terceira vez com Gilbert de With ( Witt ) , com quem já vivia , Conselheiro de Justiça do governo holandês .
Em 17 de agosto de 1645 , engenho de Ana Paes foi palco de um dos combates mais violentos da guerra contra os holandeses, que resultou na vitória das forças luso-brasileiras à custa de muitas vidas de ambas as partes. Por conta do episódio, o engenho de Ana Paes acabou conhecido como a Casa Forte, que deu nome à batalha e ao bairro recifense .
Após a capitulação dos holandeses , por ser casada com um deles , foi considerada holandesa e como tal recebeu os benefícios concedidas pelo Gal Francisco Barreto de Meneses, no ato da rendição .
Em 1654 , tendo perdido todos os seus bens imóveis, embarca para Holanda na nau “Vos” ( “Raposa” ), na companhia do marido e dos dois filhos . Seu engenho foi confiscado , colocado em leilão e arrematado em hasta pública .
Ana Paes morreu no dia 21 de dezembro de 1674, em Dondrecht, na Holanda, onde morava com sua família .
Nenhum comentário:
Postar um comentário