domingo, 17 de junho de 2012

D.ANA PAES ,

POR QUEM FOSTES ?



Anna Gonsalves Paes de Azevedo ( Ana Paes d’Altro ,Ana de Holanda , Ana Paes )  nasceu , provavelmente  em 1605 ou 1617, na Bahia filha de portugueses  ; seu pai era dono de um dos mais ricos e importantes engenhos da várzea do Capibaribe ( Engenho Casa Forte ).

Ana Paes é uma figura controversa ,devido à  sua maneira avançada para a época, suas atitudes em relação aos holandeses e sua conversão ao calvinismo. Ela  foi descrita  por muitos historiadores como uma mulher amoral e  dissoluta . Atualmente o julgamento é mais benévolo , avaliando – a   dentro de um contexto histórico e sentimental  considerando –a como uma impetuosa mulher jovem , carente de amor e ardentemente apaixonada .

Diz – se que Ana Paes era muito  formosa , de pele bem alva, fartos cabelos escuros , enormes olhos cor de violeta, alta e de postura elegante .

Aos 18 anos, Anna ficou viúva do capitão Pedro Correia da Silva, que tomou parte na defesa do forte São Jorge e morreu em virtude de ferimentos que recebeu durante os combates.


Como dote matrimonial tinha herdado o engenho Casa Forte .Após a morte do pai passou a administrar o engenho com competência , firmeza e determinação mantendo -o entre os dez mais produtivos  de Pernambuco.

Ana falava e escrevia além do português, o latim por ser a língua culta da época   e mais tarde , o alemão , graças ao seu convívio com os holandeses .

Foi educada na religião católica  de acordo com os princípios e costumes portugueses e vivia com sua mãe entre o engenho Casa Forte e uma casa situada na Rua Bom Jesus.

Apaixonou – se pela figura amável, sensível , inteligente e galante do príncipe de Nassau, mas o namoro não prosperou .

Depois ,  encontrou  André Vidal de Negreiros por quem teve uma irresistível paixão  , mas graças  a intrigas, separam-se.

Em seguida em 1637  abjura o catolicismo  e adota o protestantismo para contrair núpcias se  com o Chefe  da guarda pessoal de Nassau, Charles de Tourlon .

Enviuva pela segunda vez após a morte de Charles de Toulon ,  na Holanda .

Em 1645 no final da decisiva Batalha dos Guararpes   casa-se pela terceira vez com Gilbert de With ( Witt ) , com quem já vivia  ,  Conselheiro de Justiça do governo holandês .

Em 17 de agosto de 1645 , engenho de Ana Paes foi palco de um dos combates mais violentos da guerra contra os holandeses, que resultou na vitória das forças luso-brasileiras à custa de muitas vidas  de ambas as partes. Por conta do episódio, o engenho de Ana Paes acabou conhecido como a Casa Forte, que deu nome à batalha e ao bairro recifense .

Após a capitulação dos holandeses , por ser casada com um deles , foi considerada holandesa e como tal recebeu os benefícios  concedidas pelo Gal  Francisco Barreto de Meneses, no ato da rendição .

Em 1654 , tendo perdido todos os seus bens imóveis, embarca para Holanda na nau “Vos” ( “Raposa” ), na companhia do marido e dos dois filhos . Seu engenho  foi confiscado , colocado em leilão e arrematado em hasta pública .

Ana Paes morreu no dia 21 de dezembro de 1674, em Dondrecht, na Holanda, onde morava com sua família .




Nenhum comentário:

Postar um comentário