sexta-feira, 15 de junho de 2012

JOHN ARMITAGE



CONTINUADOR



DE ROBERT SOUTHEY





John Armitage nasceu em 1807 em Failsworth , Lancaster, Inglaterra . Membro de uma família religiosa, recebeu ensinamentos  de vários presbíteros e , por volta dos nove anos de idade, passou a morar com e ser educado pelo   Rev. Benjamin Goodier . Poucos anos depois, teve que interromper sua instrução para ajudar seu pai na fábrica de algodão pertencente à família  .


Em 1828 , pouco antes de completar 21 anos, aceitou o convite para trabalhar na firma mercantil Philips, Wood & Co.  e foi enviado para a cidade do Rio de Janeiro , onde aprendeu a falar com o fluência o português .


No Rio ,  sua amizade com Evaristo da Veiga,  influente  figura na luta política para  abdicação de Dom Pedro I, resultou na sua participação na  Sociedade Defensora da Liberdade e da Independência Nacional,reduto dos liberais moderados  , no curto período da existência desta  ( 1831 – 1832 ) .


Apenas na parte final de sua estadia de 7 anos no Rio de Janeiro (1828 – 1835 )  é que escreveu a “ The History of Brazil” (“História do Brasil”).


Em 6 de julho de 1835 , aos 28 anos retornou à Inglaterra  e em 1836  publicou sua história em 2 volumes . 


A obra trata, basicamente, do processo de independência brasileiro, fazendo resumido pequeno retrospecto  da situação da Colônia antes da vinda da Família Real, e se estendendo até a abdicação de D. Pedro I em favor de seu filho, futuro D. Pedro II.

Cronologicamente o livro de Armitage é uma continuação da obra de Robert Southey , “History of Brazil” (“História do Brasil” ) .

A obra de Armitage  já em 1837 contava com uma tradução para a língua portuguesa .


Nenhum comentário:

Postar um comentário