HANS STADEN
UM DOS PRIMEIROS
LUTERANOS NO BRASIL
Entre os primeiros evangélico-luteranos que pisaram em terras do Brasil , estão os alemães Heliodor Hesse – filho do humanista alemão Helius Eobano Hesse , e Hans Staden .
Hans Staden , (c. 1525 - c. 1579) foi um aventureiro e mercenário alemão do século XVI que por duas vezes, esteve no Brasil, onde participou de combates nas capitanias de Pernambuco e de São Vicente contra navegadores franceses e seus aliados indígenas e onde ficou refém dos índios tupinambás.
De volta à Alemanha, Staden escreveu "História Verdadeira e Descrição..." , um relato de suas viagens ao Brasil que se tornou um grande sucesso editorial da época.
Em 1554 , enquanto caçava sozinho fora dos limites do Forte de São Felipe de Bertioga ( SP ) do qual era artilheiro , Staden foi feito prisioneiro por uma tribo tupinambá que o conduziu à aldeia de Ubatuba , onde foi tratado como um troféu de guerra .
Após 9 meses de cativeiro e tentativas de fugas Staden foi, enfim , resgatado pelo navio corsário francês “Catherine de Vatteville” .
Durante o seu período de detenção entre os índios, Staden cantou hinos de Lutero e erigiu a primeira capela evangélica em Ubatuba (SP), em 1554 ;por esta razão é considerado como um dos primeiros luteranos praticantes no Brasil .
Nenhum comentário:
Postar um comentário