quarta-feira, 13 de junho de 2012

HANS STADEN



UM DOS PRIMEIROS



LUTERANOS NO BRASIL





Entre os primeiros evangélico-luteranos que pisaram em terras  do Brasil ,  estão os alemães Heliodor Hesse – filho do humanista alemão Helius Eobano Hesse , e   Hans Staden  .

Hans Staden ,  (c. 1525 -  c. 1579) foi um aventureiro  e mercenário alemão do século XVI que por duas vezes,  esteve no Brasil, onde participou de combates nas capitanias de Pernambuco e de São Vicente contra navegadores franceses e seus aliados indígenas e onde ficou  refém dos índios tupinambás.

De volta à Alemanha, Staden escreveu "História Verdadeira e Descrição..." , um relato de suas viagens ao Brasil que se tornou um grande sucesso editorial da época.

Em 1554 , enquanto caçava sozinho fora dos limites do Forte de São Felipe de Bertioga ( SP ) do qual era artilheiro ,  Staden foi feito prisioneiro por uma tribo tupinambá que o conduziu à aldeia de Ubatuba , onde foi tratado como um troféu de guerra .

Após 9 meses de cativeiro e tentativas de fugas  Staden   foi, enfim , resgatado pelo navio corsário francês “Catherine de Vatteville” .



Durante o seu período de detenção entre os índios,  Staden  cantou hinos de Lutero e erigiu a primeira capela evangélica  em Ubatuba (SP), em 1554 ;por esta razão é considerado como um dos primeiros luteranos praticantes no Brasil .


Nenhum comentário:

Postar um comentário