quarta-feira, 13 de junho de 2012

...
MÁRTIRES CALVINISTAS
DO BRASIL

Em 1557 , o vice – alte . Villegaignon ( 1510 – 1571 ) escreveu à Igreja Reformada de Genebra solicitando o envio de pastores  evangélicos que colaborassem  para a elevação do nível moral e espiritual da colônia francesa da França Antártida , no que teve integral  apoio de Coligny.
Gaspard de Châtillon,  conde de Coligny, mais conhecido como Gaspard de Coligny ( 1519 - 1572 ) era     um influente estadista , almirante francês e líder dos huguenotes ( calvinistas franceses ) .
Assim , 14 hugenotes foram enviados para o Brasil entre os quais , o  sapateiro Jean de Léry, que se tornaria o cronista da viagem e que escreveria a obra Viagem à Terra do Brasil”, ( publicada em 1578 ) .

No dia 19 de novembro 1556 eles  embarcaram para o Brasil no porto de Honfleur, na Normandia   numa  frota de 3 navios, comandada por Bois Le Conte, sobrinho de Villegaignon, e que conduzia  290 pessoas, inclusive algumas mulheres.

O desembarque no forte Coligny deu-se no dia 10 de março de 1557 , uma quarta-feira. O vice-almirante recebeu o grupo afetuosamente e logo em seguida, reunidos todos em uma pequena sala no centro da ilha, foi realizado um culto de ação de graças, o primeiro culto protestante ocorrido nas Américas, o Novo Mundo.
Infelizmente, mais tarde , o vice-almirante acabou entrando em conflito com os huguenotes sobre questões teológicas e doutrinárias e os expulsou da colônia .
Em 4 de janeiro de 1558, eles partiram para a França a bordo de um velho navio mas como  não havia  alimento para todos e segurança na  navegação , 5 huguenotes se ofereceram para voltar à terra.
Inicialmente Villegaignon os recebeu de modo cordial, mas logo os acusou de serem traidores e espiões. Formulou um questionário sobre pontos doutrinários e lhes deu doze horas para responderem por escrito, o resultou  na “Confissão de Fé da Guanabara” ou “Confissão Fluminense”.
O almirante declarou heréticos vários artigos e decidiu pela morte dos reformados que não abjuraram suas convicções  religiosas  .

No dia 9 de fevereiro de 1558, Jean du Bourdel, Matthieu Verneil e Pierre Bourdon foram estrangulados e lançados ao mar.
André Lafon foi poupado devido às suas vacilações religiosas e ao fato de ser o único alfaiate da colônia.
Jacques Le Balleur fugiu e foi para São Vicente. Levado preso para a Bahia, ficou encarcerado por oito anos, sendo então conduzido ao Rio de Janeiro, onde foi enforcado.

Esses hugenotes francêses  ficaram conhecidos como os “mártires calvinistas do Brasil”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário