terça-feira, 19 de junho de 2012

ARCISZEWSKI O

CONQUISTADOR DO ARRAAIL

DO BOM JESUS



Crestofle d'Artischau Arciszewski (1592 - 1656) foi um militar polonês  que serviu à Companh  Holandesa  das Índias Ocidentais (WIC) durante as Invasões Holandesas do Brasil.

Após adquirir experiência militar durante os conflitos    entre seus país  e a Suécia, viu-se obrigado a fugir de seu país, depois de cometer um assassinato. Graças ao apoio do príncipe Radziwill, estudou  engenharia militar na Holanda .


Em 1630 ,  contratado pela WIC, chegou ao Brasil  como capitão, e foi um dos responsáveis pela construção do Forte de Itamaracá.

Retorna   às Províncias Unidas, mas rapidamente  regressa  ao Brasil com a patente de coronel, subordinado apenas ao coronel Sigismundo von Schkoppe e ao Conselho Político instalado no Recife.

A partir de então , contribuiu de forma decisiva nas campanhas que expandiram o domínio neerlandês na região Nordeste do Brasil , entre 1634 e 1637.

 Em 1634 , conquistou o Forte do Rio Cunhaú na capitania do Rio Grande e o Forte de Santo Antônio na  Paraíba .

Em 8 de junho de 1635 ,  realizou a sua maior proeza, ao capturar, após  assédio de 3 meses , pelas armas e pela fome  o  legendário Arraial do Bom Jesus .

 Ainda em 1635 , perseguindo Matias de Albuquerque que se retirava com sete mil moradores em direção à capitania da Bahia , reconquistou  Porto Calvo.

Em 1636 , saindo do campo entrincheirado de Paripueira , nas Alagoas, derrotou  a coluna de D. Luís de Rojas y Borja ,  na batalha da Mata Redonda.

Em 1637, com a chegada do conde Maurício de Nassau, que veio assumir o governo do Brasil Neerlandês, viu-se preterido e retornou à Europa .

Em 1638 , após a derrota de Nassau diante de Salvador o polonês retornou ao Brasil com poderes especiais, que antagonizavam  os do governador ;  os dois entraram em violento choque , que resultou na saída   definitiva de Arciszewski do Brasil.

Após prestar novos serviços militares  à sua pátria, em conflitos contra cossacos e tártaros, Arciszewski faleceu, solteiro, de causas naturais, em 1656.

Na Polônia é também   conhecido  por seus poemas, que versam acerca de sua agitada vida aventureira.

No Brasil, Estanislau Fischlowitz publicou uma biografia a seu respeito, intitulada "Cristóforo Arciszewski".


Nenhum comentário:

Postar um comentário