quinta-feira, 7 de junho de 2012

7 NOMES DE JOÃO PESSOA POST

OS SETE NOMES

DE JOÃO PESSOA



1 - Em 5 de agosto de 1585 , a atual cidade de  João Pessoa, capital  do Estado da  Paraíba , foi  batizada "Povoação de Nossa Senhora das Neves", em homenagem à padroeira Nossa Senhora das Neves .

O título de Nossa Senhora das Neves ( Santa Maria Maior ) é devido a uma lenda segundo a qual um casal romano,  recebeu em sonhos a mensagem de que Santa Maria desejava que lhe fosse dedicado um templo num lugar do Monte Esquilino que aparecesse coberto de neve. Isto aconteceu na noite de 4 para 5 de agosto, em pleno verão : no dia seguinte, o terreno onde hoje se ergue a Basílica de Santa Maria Maior amanheceu inteiramente nevado.

2 – Em 1588 , mudou seu nome para Cidade de Filipéia de Nossa Senhora das Neves  em homenagem ao rei espanhol  Filipe II ,durante o período em que a Coroa de Portugal foi incorporada à Espanha ( União Ibérica , 1580 – 1640 ) .

3 - Em 1589 , passou a se chamar  Cidade de Nossa Senhora das Neves .

4 -Em 1635, a cidade Filipéia de Nossa Senhora das Neves foi renomeada Frederikstad pelos conquistadores holandeses , em homenagem ao príncipe de Orange, Frederico Henrique.

5 -  Em 1655 , após a expulsão dos holandeses do Brasil , retoma ao antigo nome de Cidade de  Nossa Senhora das Neves .

6 - Em 1817 ,  chama-se Cidade da Parahyba .

7  –Em 4 de setembro de 1930 recebeu sua denominação atual, João Pessoa,  numa homenagem ao político paraibano de mesmo nome , assassinado em 1930 na cidade do Recife, quando era presidente ( governador ) do Estado e concorria, como  candidato à vice-presidencia  da República, na chapa de Getúlio Vargas. O fato causou grande comoção popular e nacional , sendo  o estopim político  da Revolução de 30 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário