quinta-feira, 21 de junho de 2012

SUMÁRIO DAS ARMADAS” –



CERTIDÃO  DE NASCIMENTO



DA PARAÍBA





O “Sumário das Armadas” está para Paraíba como a Carta de Vaz de Caminha está para o Brasil ; aquela obra é considerada por muitos  como  "a certidão de nascimento" da Paraíba .

Sua autoria é controversa ,  mas o texto aponta para um autor que presenciou e participou  dos muitos fatos narrados , que ocorreram nos primórdios da Capitania .

A leitura da obra também evidencia que seu autor recorreu a fontes orais e escritas, além de pesquisar em documentos e livros da época .

O manuscrito original da obra   que teria 150 páginas desapareceu , mas dele há duas cópias . 
O  Sumário” foi iniciado em março de 1584 ,quando o narrador



chega a Recife , vindo da Bahia em companhia dos principais protagonistas da Conquista da Paraíba , eviados pelo Governador Manuel Teles Barreto .

O último evento histórico registrado foi e o retorno  do Ouvidor Geral Martim Leitão  a Olinda , em 1587 .

A obra originalmente tinha o título “ Sumário das armadas que se fizerão, e guerras que se derão na conquista do rio Parahiba, escripto e feito por mandado do muito reverendo padre em Christo o padre Christovão de Gouvêa, visitador da Companhia de Jesus de toda a provincia do Brasil".

Em maio de 1583 , o  padre jesuita visitador do Brasil   Cristovão de Gouveia chegou à Bahia acompanhado por Fernão Cardim seu secretário particular , também jesuita e futuro historiador .

Mas  não há   certeza  se foi realmente o padre Cristovão de Gouvêa - o 1º jesuíta visitador do Brasil - que escreveu este livro .

Alguns pesquisadores acreditam  que possivelmente seu autor foi o religioso Jerônimo Machado, que  acompanhou o padre em suas andanças , e teria escrito este livro por volta de 1603 , a mando do próprio  Cristovão de Gouvêa . 

Outros historiadores creditam a autoria da obra ao igualmente jesuíta  Simão Travassos , o qual também fora testemunha e participara destas viagens de Gouvêa como visitador da Cia.de Jesus .


O manuscrito original da obra   que teria 150 páginas desapareceu , mas dele há duas cópias  .

Jerônimo Machado nasceu  em 1555 , em  São Vicente (SP) , de pais portugueses . Em 1573 , com 18 anos , entra na Cia.de Jesus onde estuda Gramática por um ano e meio
Simão Travassos nasceu em 1543 em Braga , Portugal . Entrou como noviço  para a Cia. de Jesus , aos 9 anos ,em 1552 . Após estudar latim por 4 anos  tornou  –se professor no Colégio dos Jesuítas . Ordenado padre em 1574 em Lisboa ,  em 1577 partiu para o Brasil .

O “Sumário das Armadas” foi publicado pelo Senado Federal , com o título “ História da Conquista da Paraíba” ,  baseado na edição levada a cabo por José Feliciano de Castilho Barreto e Noronha, em 1848, em sua revista “ Íris” , no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário