SIGISMUND VON SCHKOPPE ,
DE VENCEDOR A VENCIDO
Sigismund Von Schkoppe foi um militar alemão e mercenário que serviu ao exército holandês e teve participação relevante durante toda a ocupação holandesa do Nordeste do Brasil . Já em 1632 , conquista a ilha de Itamaracá, no litoral norte de Pernambuco . Em 1634 , assume o comando das forças terrestres holandesas no Brasil invadido. Participa pessoalmente das campanhas para atacar os últimos redutos de resistência luso -brasileira, como Porto Calvo. Em dezembro de 1634 as forças do general Van Schkoppe, com mais de 2.300 homens, sitiaram a fortaleza de Cabedelo , na Paraíba , que após 19 dias de heróica resistência, enfrentado fome, sede e doenças, se rendeu . Depois de consolidada a ocupação e já sob as ordens do conde João Maurício de Nassau , Von Schkoppe chefia as tropas holandesas na conquista das capitanias de Sergipe e do Ceará. Volta em seguida para a Europa, onde fica até 1646, quando parte de novo para o Brasil na tentativa de conter a Insurreição Pernambucana , deflagrada em 1645 . Em 1º de agosto de 1646 , Sigismundo Von Schkoppe chega ao Recife sitiado e faminto comandando a tão esperada frota salvadora , com 2.000 homens, que demorou 1 ano para ser organizada . A chegada desta armada reanimou a resitência batava em Recife . É dele a estratégia de invadir a ilha de Itaparica, em 1647, para paralisar completamente o comércio da Bahia e sitiar os luso-brasileiros de Salvador ; durante a ocupação, Von Schkoppe é promovido a tenente-general. Ao deixar a Bahia, sem conseguir seu objetivo, Schkoppe começa a arquitetar uma nova estratégia para derrotar os inssurretos pernambucanos. Cercados em Recife, os holandeses tinham obrigatoriamente de passar por Guararapes para reocupar suas anteriores posições ao sul da capital . Esta tentativa redunda na Primeira Batalha dos Guararapes, onde os holandeses comandados por Von Schkoppe foram dizimados , em 18 e 19 de abril de 1648 . Em 19 de fevereiro de 1649 , 10 meses mais tarde da derrota da Primeira Batalha dos Guararapes , ele também comandaria os holandeses numa nova e desta vez definitiva derrota , na Segunda Batalha dos Gurarapes . | |
Por ocasião da rendição holandesa , Von Schkoppe ainda padecia de ferimentos recebidos num dos artelhos durante a Primeira Batalha dos Guararapes .
Na Holanda houve profunda comoção e indignação pelos acontecimentos ocorridos no Nordeste brasileiro . O povo holandês extravasou toda a sua ira sobre o bravo Gal. Von Schkoppe que , mesmo ferido em combate se manteve firme em seu posto até o último momento , foi detido como um celerado perigoso .
Nenhum comentário:
Postar um comentário