quarta-feira, 20 de junho de 2012

 SIGISMUND VON SCHKOPPE ,



DE VENCEDOR A VENCIDO


Sigismund Von Schkoppe foi um militar alemão  e mercenário que serviu ao exército holandês e teve participação relevante durante toda a ocupação  holandesa do Nordeste do Brasil .
Já em 1632 , conquista  a ilha de Itamaracá, no litoral norte de Pernambuco . 
Em 1634 ,  assume o comando das forças terrestres holandesas no Brasil invadido. Participa pessoalmente das campanhas para atacar os últimos redutos de resistência luso -brasileira, como Porto Calvo.
Em dezembro de 1634 as forças do general Van Schkoppe, com mais de 2.300 homens, sitiaram a fortaleza de Cabedelo , na Paraíba  , que após 19 dias de heróica  resistência, enfrentado  fome, sede e doenças, se rendeu .
Depois de consolidada a ocupação e já sob as ordens do conde João Maurício de Nassau , Von Schkoppe chefia as tropas holandesas na conquista das capitanias de Sergipe e do Ceará.
Volta em seguida para a Europa, onde fica até 1646, quando parte de novo para o Brasil na tentativa de conter a Insurreição Pernambucana ,  deflagrada em 1645 .
Em 1º de agosto de 1646 , Sigismundo Von Schkoppe chega ao Recife sitiado e faminto comandando a tão esperada frota salvadora , com 2.000 homens, que demorou 1 ano para ser organizada . A chegada desta armada reanimou a resitência batava em Recife .
É dele a estratégia  de invadir  a ilha de Itaparica,  em 1647, para paralisar completamente o comércio da Bahia e sitiar os luso-brasileiros de Salvador ; durante a ocupação, Von Schkoppe é promovido a tenente-general.
Ao deixar a Bahia, sem conseguir seu objetivo, Schkoppe começa a arquitetar uma nova estratégia  para  derrotar os inssurretos  pernambucanos.
Cercados em Recife, os holandeses tinham obrigatoriamente de passar por Guararapes para reocupar suas anteriores  posições ao sul da capital .
Esta tentativa redunda  na Primeira Batalha dos Guararapes, onde os holandeses comandados por Von Schkoppe  foram dizimados , em  18 e 19 de abril de 1648 .
Em 19 de fevereiro de 1649 , 10  meses mais tarde  da derrota da Primeira Batalha dos Guararapes  ,   ele também comandaria os holandeses numa nova  e desta vez  definitiva derrota , na Segunda Batalha dos   Gurarapes .
Após esta derrota , os holandeses profundamente desanimados  ficaram  praticamente enclausurados no Recife até  quando ocorreu a “Capitulação do Campo  do Taborda” , assinada em 26 de janeiro de 1654  .

Por ocasião da rendição holandesa , Von Schkoppe ainda padecia de ferimentos  recebidos num dos artelhos durante a Primeira Batalha dos Guararapes .
Na Holanda houve profunda comoção e  indignação pelos acontecimentos ocorridos no Nordeste  brasileiro . O  povo holandês extravasou toda a sua ira  sobre o bravo Gal. Von  Schkoppe que , mesmo ferido em combate se manteve  firme em seu posto até o último momento , foi detido  como um celerado  perigoso .


Nenhum comentário:

Postar um comentário