BOXER E A “IDADE
DE OURO” DO BRASIL
Charles Ralph Boxer ( 1904 – 2000 ) foi um erudito , historiador britânico , notável e profundo conhecedor da história colonial portuguesa , brasileira e holandesa. Considerado por muitos como o "decano dos brasilianistas" e vocacionado para as línguas, dominava o japonês, o holandês, o português, o francês, o espanhol, o alemão e o italiano.
Como major do Exército Inglês , aposentou-se em 1947, quando o King's College, em Londres, lhe ofereceu a Cadeira Camões ; a Universidade de Londres o nomeou seu 1º Professor de História do Extremo Oriente ; teve uma cadeira de História da Expansão Européia no Ultramar , na Universidade de Yale e foi Doutor Honoris Causa por prestigiadas Universidades.
Em 1962 , Boxer escreveu “IDADE DE OURO DO BRASIL , DORES DE CRESCIMENTO DE UMA SOCIEDADE COLONIAL ( The Golden Age of Brazil, 1695-1750 : growing pains of a colonial society ) .
Esta obra, um clássico da historiografia sobre o nosso período colonial , foca o final do século XVII e meados do século XVIII , quando houve o “Ciclo do Ouro” iniciado em Minas Gerais .O livro de Charles Boxer , de consulta obrigatória , compõe-se de 12 capítulos, 8 apêndices, bibliografia e notas bibliográficas , baseados em um rigoroso trabalho documental .
A sua obra mais conhecida em Portugal é “The Portuguese Seaborn Empire 1415-1825” publicada em 1969 , traduzido como “Império Marítimo Português” .
Nenhum comentário:
Postar um comentário