“COROGRAFIA BRASÍLICA” –
O 1º LIVRO EDITADO
NO BRASIL
Manuel Aires de Casal , popularmente conhecido como Padre Aires de Casal (1754 - 1821) , foi um sacerdote , escritor , ensaista , memorialista , geógrafo e historiador português que viveu Brasil .
Após concluir os estudos primários em sua terra natal , cursou Teologia e Filosofia , tomando as ordens religiosas .
Aos 42 anos veio ao Brasil onde atuou como Capelão da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro (1796) e presbítero secular do Crato, na então Província do Ceará, em 1815.
Viajou intensamente pelo Brasil Leste e Central,coletando material e adquirindo informações para elaboração de sua principal obra que seria dedicada a D.João VI .
Aires de Casal foi autor de um trabalho científico intitulado “Corografia Brasílica” ou “Relação Histórica e Geográfica do Reino do Brasil” (1817 ) .
Corografia (do grego χῶρος khōros; "lugar" + γράφειν graphein, "descrever", ", pelo latim chorographĭa) significa a descrição histórico-geográfica de um lugar , região ou país .
.
Dividido em dois volumes, a Corografia fazia uma descrição minuciosa de todo o país, relacionando cada Província e as vilas nela existentes .
A “Corografia” de Casal se tornou histórica, entre outros motivos , além do seu valor intrínseco , por ter sido o 1º livro editado no Brasil ( Rio de Janeiro ) , e por ser a 1ª a transcrever, impressa, a Carta de Pero Vaz de Caminha.
Em 1821 , Aires de Casal retornou a Portugal com a Família Real Portuguesa , onde veio a falecer no mesmo ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário