sexta-feira, 8 de junho de 2012

AVENTURA BRASILEIRA DE FLORENCE POST

A  AVENTURA

BRASILEIRA DE  

FLORENCE



Antoine Hercule Romuald Florence, conhecido como Hércules Florence (1804 - 1879) , foi um inventor , desenhista, polígrafo e pioneiro da fotografia franco-brasileiro .

Em 1824 chegou ao Brasil a bordo da fragata “Maria Thereza ”,  aportando no Rio de Janeiro , onde se fixaria definitivamente no nosso país  .

Em 1825  Florence ficou fascinado com a perspectiva de realizar uma viagem pelo interior do  Brasil ,  com o Barão Georg Heinrich von Langsdorff, que pretendia empreender uma expedição científica por várias províncias , incluindo a Amazônia , e necessitava de um desenhista.

Florence foi  admitido no cargo pelo seu talento artístico e  seus conhecimentos de cartografia e junto  com Aimé -Adrien Taunay , completou a dupla de desenhistas da expedição Langsdorff . Taunay morreria tragicamente afogado ao tentar atravessar a nado o rio Guaporé , em janeiro de 1828 .

Deve-se a Florence o relato completo dessa aventura brasileira ,  percorrida ao longo de 13.000 quilômetros entre os anos de 1825 a 1829, assim como a maior parte da rigorosa documentação científica  iconográfica sobre a natureza e dos índios  das regiões percorridas .

A  Viagem Fluvial do Tietê ao Amazonas de 1825 a 1829 ” de Florence , é de valor inestimável para os estudos  Antropológicos e Etnográficos sobre o Brasil do século XIX .

Nenhum comentário:

Postar um comentário