A AVENTURA
BRASILEIRA DE
FLORENCE
Antoine Hercule Romuald Florence, conhecido como Hércules Florence (1804 - 1879) , foi um inventor , desenhista, polígrafo e pioneiro da fotografia franco-brasileiro .
Em 1824 chegou ao Brasil a bordo da fragata “Maria Thereza ”, aportando no Rio de Janeiro , onde se fixaria definitivamente no nosso país .
Em 1825 Florence ficou fascinado com a perspectiva de realizar uma viagem pelo interior do Brasil , com o Barão Georg Heinrich von Langsdorff, que pretendia empreender uma expedição científica por várias províncias , incluindo a Amazônia , e necessitava de um desenhista.
Florence foi admitido no cargo pelo seu talento artístico e seus conhecimentos de cartografia e junto com Aimé -Adrien Taunay , completou a dupla de desenhistas da expedição Langsdorff . Taunay morreria tragicamente afogado ao tentar atravessar a nado o rio Guaporé , em janeiro de 1828 .
Deve-se a Florence o relato completo dessa aventura brasileira , percorrida ao longo de 13.000 quilômetros entre os anos de 1825 a 1829, assim como a maior parte da rigorosa documentação científica iconográfica sobre a natureza e dos índios das regiões percorridas .
A “Viagem Fluvial do Tietê ao Amazonas de 1825 a 1829 ” de Florence , é de valor inestimável para os estudos Antropológicos e Etnográficos sobre o Brasil do século XIX .
Nenhum comentário:
Postar um comentário