‘JORNADA DOS VASSALOS’
PARA RESGATAR A BAHIA
DOS HOLANDÊSES
“Jornada dos Vassalos” é a denominação pomposa dada à expedição de uma poderosa armada luso-espanhola, enviada em 1625 pela Corte de Espanha para reconquistar Salvador da Bahia, então capital do Estado do Brasil, sob domínio holandês .
Os holandeses não faziam muito segredo de seus planos. em ocupar Salvador . Diogo de Mendonça Furtado, governador da Bahia, tinha conhecimento do intento mas não tomou nenhuma precaução para evitar o iminente ataque holandês.
De modo que , no ano de 1624, quando a invasão holandesa se efetivou, bastaram pouco mais de 24 horas para que a cidade fosse completamente dominada.
O governador Mendonça Furtado foi preso e enviado a Amsterdã e o seu lugar foi ocupado pelo holandês Van Dorth.
Passado o pânico inicial, os colonos se reorganizaram e começaram a resistência usando a técnica de guerrilhas . Essa luta guerrilheira que então se iniciou, contabilizou alguns sucessos , entre os quais a morte do próprio governador holandês, Van Dorth .
No ano seguinte ( 1625 ), a Coroa espanhola enviou uma poderosa armada combinada luso - espanhola sob o comando de D. Fadrique de Toledo Osório, e do general das Armadas da costa de Portugal , D. Manuel de Meneses. Ela constituiu-se na maior Armada até então enviada ao Hemisfério Sul, integrada por 52 navios, transportando quase14.000 homens
Na época Portugal estava sob dominação espanhola, já que Portugal e Espanha eram dois reinos sob um só rei na União Ibérica . Esses navios bloquearam o porto de Salvador, obtendo a rendição holandêsa e a sua retirada em 1 de maio de1625 . |
Sobre este tema , o Pe. Bartolomeu Guerreiro , conteporâneo do episódio , escreveu “Jornada dos Vassalos da Coroa de Portugal”..
Nenhum comentário:
Postar um comentário