terça-feira, 19 de junho de 2012

‘JORNADA DOS VASSALOS’



PARA RESGATAR A BAHIA  



DOS HOLANDÊSES





“Jornada dos Vassalos” é a denominação pomposa dada à expedição de uma poderosa armada luso-espanhola, enviada em 1625 pela Corte de Espanha para reconquistar Salvador da Bahia, então capital do Estado do Brasil, sob  domínio holandês .

Os holandeses não faziam muito segredo de seus planos. em ocupar Salvador . Diogo de Mendonça Furtado, governador da Bahia, tinha conhecimento do intento  mas não tomou   nenhuma precaução  para evitar  o iminente ataque holandês.

De modo que ,  no ano de 1624, quando a invasão holandesa se efetivou, bastaram pouco mais de 24 horas para que a cidade fosse completamente dominada.

O governador Mendonça Furtado foi preso e enviado a Amsterdã e o seu lugar foi ocupado pelo holandês Van Dorth.

Passado o pânico inicial, os colonos se reorganizaram  e começaram a resistência usando a  técnica de guerrilhas  . Essa luta guerrilheira que então se iniciou, contabilizou alguns sucessos , entre os quais  a morte do próprio governador holandês, Van Dorth .

No ano seguinte ( 1625 ),  a Coroa espanhola enviou uma poderosa armada combinada luso - espanhola  sob o comando de D. Fadrique de Toledo Osório, e  do general das Armadas da costa de Portugal , D. Manuel de Meneses. Ela  constituiu-se na maior Armada até então enviada ao Hemisfério Sul, integrada por 52  navios, transportando quase14.000  homens

 Na época Portugal estava sob dominação espanhola,  já que Portugal e Espanha eram dois reinos sob  um só rei na União Ibérica .
Esses navios bloquearam o porto de Salvador, obtendo a rendição holandêsa  e a sua retirada em 1 de maio de1625 .

Sobre este tema , o Pe. Bartolomeu Guerreiro , conteporâneo do episódio , escreveu “Jornada dos Vassalos da Coroa de Portugal”..


Nenhum comentário:

Postar um comentário