quarta-feira, 13 de junho de 2012

O CAPUCHINHO FRANCÊS

QUE ESTUDAVA OS INSETOS

E ÍNDIOS DO MARANHÃO



Yves d'Évreux (1577 - 1632) foi um capuchinho  e entomólogo francês que participou da expedição enviada em 1612 ao Brasil (Maranhão) pelo governo da França .

O estabelecimento da chamada França Equinocial iniciou-se em março de 1612, quando uma expedição francesa partiu do porto de Cancale, na Bretanha, sob o comando de Daniel de La Touche, Senhor de la Ravardière.
Os franceses  estabeleceram-se numa ilha, onde fundaram um povoado denominado de "Saint Louis" (atual São Luís), em homenagem ao soberano, Luís XIII de França (1610-1643).
A França Equinoxial foi efêmera pois os franceses foram expulsos do Maranhão  em 4 de novembro de 1615 .
A este episódio histórico do Brasil estão vinculados os nomes dos missionários capuchinhos francêses Claude d’Abbeville e Yvres D’ Evreux .
D’ Evreux junto com  seu amigo também capuchinho  Claude d'Abbeville, identificou e batizou com nomes indígenas diversos insetos, tais como às abelhas silvestres, ao mosquito-pólvora, às formigas, às cigarras e aos grilos. Sua obra foi Voyage dans le nord du Brésil (1615), em português:Viagem no norte do Brasil uma continuação da obra de Abevile  . Ambos estudaram também  a língua dos tupinambás do Maranhão .

Claude d’Abbeville permaneceu no Maranhão por apenas 4 meses, retornando à França ainda em 1612; sua obra foi publicada em 1614 e rendeu diversas impressões  divulgando –se  rapidamente.



 Yves d’Evreux, que residiu no Brasil por 2 anos, não conseguiu fazer sua obra chegar ao público , em função de uma  união  da França e Espanha, tornando – se  inconveniente politicamente sua divulgação . A obra de D’Evreux quase desapareceu, restando apenas alguns poucos exemplares incompletos que seriam “redescobertos” 2 séculos e meio mais tarde , apenas em 1864 !


Nenhum comentário:

Postar um comentário