AUTOR DE “CASTRIOTO
LUSITANO”
Frei Rafael de Jesus ( 1614 -1693 ) , foi um religioso , escritor , cronista e historiador português .
Ele não se limitou ao estudo das letras sagradas, mas discorreu e incursionou também pelo vasto campo da História .
Em 1681 foi nomeado Cronista – Mor do Reino de Portugal , por Alvará Régio .
João Fernandes Vieira encomendou a frei Rafael de Jesus um livro para contar sua vida , exaltando seus feitos, a exemplo do que Gaspar Barléu havia escrito sobre o conde Maurício de Nassau .
Assim surgiu o “Castrioto Lusitano”, ou “ História da Guerra entre o Brazil e a Hollanda, durante os Annos de 1624 a 1654, terminada pela Gloriosa Restauração de Pernambuco e das capitanias confinantes”.
Nessa obra o autor compara Vieira ao príncipe guerreiro albanês Jorge Scanderberg Castrioto, que lutou intensamente contra os turcos e a Sérvia pela recuperação da Albânia , que havia sido anexada à Turquia.
Traduzido para várias línguas, foi um livro popular em Portugal, na sua época. O livro , um panegírico a João Fernandes Vieira , foi publicado às expensas do autor (subsidiado por Vieira?) O autor nunca esteve no Brasil e escreveu esta obra em Portugal baseada, principalmente, no manuscrito “História da Guerra de Pernambuco e Feitos Memoráveis do Mestre de Campo João Fernandes Vieira” , por Diogo Lopes Santiago . | |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário