domingo, 10 de junho de 2012

CÂMARA CASCUDO POST

CÂMARA CASCUDO

Luís da Câmara Cascudo (1898 — 1986 ) ,  foi um historiador, antropólogo, etnólogo , advogado e jornalista brasileiro.Nascido em Natal (RN) , passou toda a  vida na sua cidade natal  onde  dedicou - se ao estudo do folclore , da cultura brasileira regional e da história local .

É digno de nota  que tenha obtido reconhecimento nacional e internacional publicando e vivendo distante dos grandes centros culturais do Rio e deSão Paulo.

O “Dicionário do Folclore Brasileiro”   um seus livros mais conhecidos  foi  publicado originalmente em 1952, com sucessivas edições, desde então.

Além de folclorista foi um estudioso do período da dominação holandesa do Nordeste tendo escrito “Geografia do Brasil holandês “(1956)”

Em 1965, Câmara Cascudo escreveu uma obra definitiva, "História do Rio Grande do Norte", coligindo pesquisa sobre sua terra natal, da qual jamais se desligou.

O acervo  da obra de Luís da Câmara Cascudo é considerável em quantidade e qualidade , o que o coloca entre os intelectuais brasileiros que mais produziram Câmara Cascudo   trabalhou até seus últimos dias  e foi agraciado com dezenas de honrarias e prêmios , morrendo aos 87 anos ,  em 1986 , na cidade onde nascera .Suas memórias, “O tempo e Eu” (1971) foram editadas postumamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário