sábado, 16 de junho de 2012

AMBRÓSIO FERNANDES

BRANDÃO E “DIÁLOGOS

DAS GRANDEZAS DO BRASIL”





Ambrósio  Fernandes Brandão ( c.1560 – c. 1630 ) foi um português que , após ter – se fixado no Brasil , tornou  se   cronista e senhor de engenho no Nordeste .

Brandão  residiu em Lisboa, entre 1607 e 1618, época em que foi acusado da prática de judaísmo . Não há informação  de que tenha sido processado pela Inquisição porém, após a denúncia, ele viajou para o Brasil, onde viveu durante 25 anos, primeiro em Olinda (de 1583 a 1597), depois na Paraíba (de 1607 a 1618) , como senhor de engenho chagando a ter 3 engenhos na várzea do rio Paraíba .

Uma vez no Brasil  , Brandão  teria participado das   lutas contra os índios e franceses e teria integrado  a expedição chefiada por Martim Leitão e João Tavares ,  que resultou na Conquista da Paraíba .

Era médico, o que lhe provavelmente permitiu – lhe  tornar-se o precursor da medicina tropical , ulteriormente  desenvolvida pelo holandês Piso à base de plantas e ervas medicinais .



Em 1618 , concluiu a obra "Diálogo das Grandezas do Brasil"  considerada como  um dos mais importantes textos do século XVII sobre o Brasil e uma  das melhores fontes para conhecimento da sociedade colonial nordestina  

O primeiro manuscrito desse livro foi descoberto por Francisco  Adolfo de Varnhagen , na Biblioteca Nacional de Portugal  , na segunda metade do Século XIX .


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário