DARWIN EM
SÃO PEDRO
E SÃO PAULO
O Arquipélago de São Pedro e São Paulo é um conjunto de pequenas ilhas rochosas na parte central do Atlântico Equatorial , distando 627 quilômetros do Arquipélago de Fernando de Noronha e a 1. 010 km de Natal, ( RN) .
É constituído por 5 ilhas maiores e numerosos rochedos, sendo um dos lugares mais inóspitos do país pois nenhum deles dispõe de água potável. Apenas a maior ilha possui uma vegetação , rasteira e rala.
Os penedos servem de abrigo para aves marítimas que os cobrem com seus excrementos, formando o guano, um tipo de adubo orgânico natural ; outras espécies que podem ser encontradas são os caranguejos e diversos tipos de insetos aranhas e outros insetos .
O arquipélago foi descoberto acidentalmente por navegadores portugueses, quando a Armada de 20 de abril de 1511, composta por 6 caravelas, sob o comando do Capitão-mor D. Garcia de Noronha, com destino à Índia, aí registou o seu primeiro naufrágio .
Na manhã de 16 de fevereiro de 1832 ocorreram os primeiros contatos de Darwin com o Brasil , quando o “Beagle” vindo das ilhas de Cabo Verde , chegou aos
Rochedos de São Pedro e São Paulo . Ali , Darwin procedeu às primeiras de observações brasileiras sobre a constituição geológica local , a parca cobertura vegetal
e as aves que habitavam o arquipélago .
Sobre esta passagem, além das anotações em seu famoso diário, em carta de 1º de março de 1832 assim descreveria ao pai sua experiência:
“(...) About 50 miles North of the line,
we touched at the rocks of St Paul. – this little speck
(about ¼ of a mile across) in the atlantic, has seldom
been visited. – It is totally barren, but is covered by
hosts of birds. – they were so unused to men that
we found we could kill plenty with stones & sticks.
– After some hours on the island, we returned on
board with the boat loaded with our prey. –
Zarpou então o “Beagle” ainda de dia , em direção
à ilha de Fernando de Noronha , onde chegou em 20 de fevereiro .
Nenhum comentário:
Postar um comentário