sábado, 9 de junho de 2012

KOSTER , CRONISTA DO NORDESTE POST


KOSTER , UM  CRONISTA

DO NORDESTE DO BRASIL Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Henry Koster ( 1874 ? – 1820 ) , filho  de um  comerciante inglês de Liverpool , nascido em Lisboa, Portugal  é considerado como um dos mais importantes cronistas  do Nordeste do Brasil no século XIX .
Koster fixou – se no Brasil em busca de um clima tropical mais ameno para curar – se de uma tuberculose.
Participava ativamente  da vida nordestina, conhecendo intimamente seu povo, seus usos e costumes, convivendo nas ruas com as mais diferentes estratos da população e freqüentando festas da sociedade local . Desempenhou  um papel importante na vida social, artística e até política do Recife  , fazendo   muitos relacionamentos , conhecendo  governadores, senhores-de-engenho, comerciantes e  “coronéis”.
Falava o português com fluência, o que fazia com que algumas pessoas duvidassem da sua nacionalidade, tratando-o brasileiramente por Henrique da Costa.
Em 1810, sentindo-se bem melhor da tuberculose   viajou a cavalo para a Paraíba e de lá foi até Fortaleza ( CE) . Em fevereiro de 1811 regressou  ao Recife e   já no final do mês viajou novamente, desta vez por mar, para o Maranhão, de onde regressou para a Inglaterra .
Em 27 de dezembro do mesmo ano, voltou ao Recife e fez uma viagem ao sertão de Pernambuco. Quando retornou, arrendou o engenho Jaguaribe, na ilha de Itamaracá, tornando-se agricultor e senhor-de-engenho.
Como arguto  observador registrava ,  detalhadamente  tudo o que via em suas viagens e no seu dia-a-dia no Nordeste .
Retornando à Inglaterra, em 1815,  escreveu um livro sobre o nordeste do Brasil e publicou-o em Londres, sob o título “Travels in Brazil”( 1816 ) . A obra obteve uma grande repercussão na Europa, com várias edições publicadas em diversas línguas.
A 1ª. edição brasileira do livro de Koster foi publicada apenas em 1942  , sob o título “Viagens ao Nordeste do Brasil”.
Koster não tencionava  voltar ao Brasil, mas ao concluir o livro e diante do recrudescimento da tuberculose, retornou a Pernambuco em 1817 ou 1819 , transferindo –  para a Goiana, ao norte de Pernambuco, à procura de um clima melhor para sua combalida saúde.  Henry Koster faleceu no Recife  , em 1820.

Nenhum comentário:

Postar um comentário