sexta-feira, 15 de junho de 2012

FREI MANOEL CALADO ,

CRONISTA DA RESTAURAÇÃO

DE PERNAMBUCO



Frei Manuel Calado (do Salvador )  (15841654) , foi um escritor e religioso e  português da Ordem de São Paulo da Congregação dos Eremitas ,  de Serra D´Ossa .

Viveu cerca de 30 anos no Brasil , nas Capitanias da Bahia e de Pernambuco ,  tornando –se  testemunha ocular de vários acontecimentos à época da 2ª das Invasões holandesas do Brasil , em Pernambuco .

Privou  da amizade do conde Maurício de Nassau ( com quem conversava em latim ) , que governou o Brasil Neerlandês entre 1637 e 1644.

Participou da guerra luso-brasileira  de resistência contra o invasor  por pouco não tendo sido condenado à morte pelos neerlandeses.

Frei Manoel Calado foi autor de O Valeroso Lucideno e o Triunfo da Liberdade na Restauração de Pernambuco",  publicada em Lisboa em 1648.

Nela , o autor seiscentista faz uma crônica da resistência luso- brasileira  ao invasor Neerlandês, à época da segunda das Invasões holandesas do Brasil.

Calado faz referência a ícones históricos  desse período, como André Vidal de Negreiros, Felipe Camarão  e João Fernandes Vieira – o Lucideno .



A obra foi  escrita entre setembro de 1645 e julho de 1646, durante a guerra testemunhada por Manuel Calado , e quando foi publicado, em 1648, em Lisboa, o conflito ainda não havia terminado.

A 2ª  parte desta obra estava pronta para a impressão ( que não ocorreu ) quando o autor faleceu, aos 70 anos de idade , em 1654 .


Em termos de historiografia, a sua importância já havia sido assinalada por Robert Southey ("History of Brazil") (1810) e por Capistrano de Abreu ( Revista do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano. 1905-06, v. 65 .


Nenhum comentário:

Postar um comentário