sábado, 2 de junho de 2012

FERNANDO DE NORONHA HOLANDESA POST

FERNANDO DE

NORONHA

HOLANDESA



Em dezembro de 1629 a ilha de  Fernando de Noronha foi ocupada pelos holandeses  que, a caminho para a invasão da capitania de Pernambuco , aí ergueram uma pequena bateria de  artilhada com oito peças, dominando a baía de Santo Antônio, seu principal ancoradouro ao norte.



Por determinação do Superintendente da Guerra da Capitania de Pernambuco, Matias de Albuquerque (c. 1590-1647), essa guarnição foi expulsa, por  Rui  Calaza Borges , em 14  de janeiro de 1630 .



Em 1635 , com a queda do Arraial Velho do Bom Jesus e do cabo de Santo Agostinho, os neerlandeses  retornaram a Fernando de Noronha , reforçando posteriormente a artilharia do antigo reduto . Em 1646 os holandeses constroem um fortim na elevação onde mais tarde seria erguido o Forte de Nossa Senhora dos Remédios .

Fernão de Noronha  passa a chamar-se “Pavônia”, em homenagem a Michiel de Pauw, um dos diretores da Companhia das Índias Ocidentais.

Neste período, a ilha foi usada pelos holandeses como local de tratamento e convalescença de seus soldados  devido a doenças como o escorbuto e pela “disenteria sanguínea”, que atingiram um terço da tropa estacionada em Pernambuco.

Em ambos os períodos de ocupação, os neerlandeses erigiram outras pequenas estruturas de fortificação na ilha, mas tanto estas, como o Reduto da baía de Santo Antônio permaneceram abandonados após 1654, arruinando-se completamente .



Só depois de 19 anos de ocupação os flamengos  retiraram - se definitivamente da ilha ,  após a capitulação holandesa em Recife (1654) .




3 comentários:

  1. Gostaria de entrar em contato com o pesquisador responsável por este artigo, para trocar informações sobre os 25 anos de presença holandesa em Fernando de Noronha.

    MARIETA BORGES - Coordenadora do "Programa de Resgate Documental sobre Fernando de Noronha"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Marieta Borges , o material que disponho sobre o tema é aquele da postagem do meu blog .Caso obtenha mais informação , como todo o prazer lhe enviarei . Cordialmnte , Francisco Faria

      Excluir
  2. OLÁ FARIA!
    COMO PODEMOS NOS FALAR? VC TEM ALGUM EMAIL?

    ResponderExcluir