O ÚLTIMO RÉU
ENFORCADO
NO BRASIL
Em 6 de março de 1855 , a pena de morte através da forca como sentença de um julgamento , teria sido aplicada pela última vez no Brasil , ao rico fazendeiro Manuel da Mota Coqueiro .
Coqueiro ( “ A Fera de Macabu ” ) foi enforcado em praça pública na cidade de Macaé por ter – supostamente - mandado chacinar toda uma família de colonos residente em suas terras em Macabu, localidade situada no norte fluminense, então abrigada pelo município de Macaé.
Poucos anos mais tarde, descobriu-se através de evidências ocultas no julgamento que Mota Coqueiro era inocente e tivera sido enforcado sem culpa.
O caso é um dos crimes mais famosos do Brasil, pois muitos consideram um célebre erro judiciário além do que foi enforcado um homem branco e rico, o que era incomum na época.
Pela Constituição da época, o Imperador D. Pedro II tinha o poder de conceder “a graça imperial”, isto é, de comutar as sentenças de morte em penas perpétuas ; como o caso tinha tido muita repercussão, o Imperador negou a Coqueiro o benefício legal .
Nenhum comentário:
Postar um comentário