quinta-feira, 7 de junho de 2012

ÚLTIMO REU ENFORCADO NO BRASIL POST

O ÚLTIMO RÉU

ENFORCADO

NO BRASIL



Em 6 de março de 1855 ,  a pena de morte através da forca  como sentença de um julgamento , teria sido aplicada pela última vez no Brasil , ao rico  fazendeiro Manuel da Mota Coqueiro .

Coqueiro ( “ A Fera de Macabu ” )  foi enforcado em praça pública na cidade de Macaé  por ter – supostamente -  mandado chacinar toda uma família de colonos residente em suas terras em Macabu, localidade situada no norte fluminense, então abrigada pelo município de Macaé.

Poucos anos mais tarde, descobriu-se através de evidências ocultas  no julgamento  que Mota Coqueiro era inocente e tivera sido enforcado sem culpa.

O caso é um dos crimes mais famosos do Brasil, pois muitos consideram um célebre  erro judiciário   além do que foi enforcado um homem branco e rico, o que era incomum na época.

Pela Constituição  da época, o Imperador D. Pedro II tinha o poder de conceder “a graça imperial”, isto é, de comutar as sentenças de morte em penas perpétuas ; como o caso tinha tido muita repercussão, o Imperador  negou a Coqueiro o benefício legal .


Nenhum comentário:

Postar um comentário