segunda-feira, 14 de maio de 2012

UM PIRATA BRASILEIRO ? POST

UM PIRATA BRASILEIRO ?



Roque Brasiliano ou Roque Brasileiro ( Roche, Roc, Rock, Braziliano )  era um pirata  notoriamente cruel, que operava nas costas da Bahia  antes de se mudar para Port Royal , na Jamaica , em 1654 .

Lá , liderou uma rebelião e adotou a vida de bucaneiro ( pirata do Caribe ) , apropriando-se de navios carregados de riquezas.Em 1670 , atacou Campeche , no México . Os espanhóis o capturaram e o enviaram à Espanha, mas ele escapou e continuou sua carreira criminosa, adquirindo  um novo navio de seu colega pirata François L'Ollonais  e posteriormente navegando em companhia de Sir Henry Morgan , entre outros .

Psicopata ,beberrão e libertino , Roque Brasileiro  ameaçava balear aquele  que recusasse  um convite para beber com ele. Certa vez queimou dois fazendeiros espanhóis que se recusaram a entregar-lhe seus porcos. Tinha um ódio especial a seus prisioneiros espanhóis, e os tratava de maneira bárbara, desmembrando-os ou assando-os vivos sobre uma fogueira.

Acreditava –se  que fosse natural do Brasil , onde teria nascido  em 1630 ; mais tarde descobriu-se que nascera realmente em  Groninga , na Holanda .



O epiteto  brasileiro” seria devido à sua estada no Brasil durante o período da ocupação holandesa ( 1630 – 1654 ) .

Roque  Brasileiro   desapareceu em 1671.


4 comentários:

  1. Boa tarde,
    Estive em viagem pela mesoamérica entre janeiro e fevereiro de 2017 para visitar os sítios arqueológicos maia.Em Mérida,México há um mural com a relação nominal de corsários que lá atuaram e nela consta Rock Brasiliano.
    Agradeço o auxílio para desvendar mais essa curiosidade.
    Profª Daisy

    ResponderExcluir
  2. Advinha quem veio pelo o One Piece kkkk ❤📌

    ResponderExcluir
  3. Também há relatos em Santiago de Cuba, mas a informação que passa é que era português.
    Ressalvam que foi o mais sanguinário que passou pela ilha.

    ResponderExcluir