terça-feira, 1 de maio de 2012

GENOCÍDIO DOS CAETÉS POST

O GENOCÍDIO

DOS CAETÉS



Os caetés ( kaeté ) eram um povo indígena tupi-guarani que no século XVI habitavam o litoral brasileiro entre a foz do rio São Francisco e a ilha de Itamaracá, , numa área limitada ao norte pelas terras dos potiguaras e ao sul pelas dos tupinambás.

Em 15 de junho de 1556 os índios desta tribo , que praticava o canibalismo ritual , comeram o 1º  bispo do Brasil, D. Pero Fernandes Sardinha, cujo navio em que regressava a Portugal naufragou nas costas da foz do rio Coruripe, a 6 léguas do rio São Francisco , junto a outros cem náufragos.

O fato causou grande comoção e indignação em Portugal e na Bahia onde os náufragos da nau “Nossa Senhora da Ajuda” eram muito bem  relacionados .

Depois de serem acusados de devorar sacrilegamente o bispo, os caetés foram considerados "inimigos da civilização", e alvos de implacável perseguição pelos colonizadores, o que provocou sua migração para o norte ( Pará ) e internação no território, sendo finalmente , praticamente extintos.

Este lamentável episódio abre as cortinas para uma série de exterminações  de índios brasileiros . A colonização do Brasil começou a “marchar de espada em punho”contra os aborígenes .

.

Um comentário:

  1. ESSAS ETNOS SE ESTENDIAM POR AREAS RELATIVAMENTE GRANDES; DEVIAM PORTANTO SER RELATIVAMENTE DESCENTRALIZADAS VIDE AQUELA CONFEDERAÇÃO NA VIRGINIA QUE OS PRIMEIROS COLONOS ENFRENTARAM NA AMERICA INGLESA ETC DEPOIS DOS BANCOS DA CAROLINA DO NORTE FORA DO MAINLAND; ENTÃO TODA A ETNOS COMEU O BISPO?

    ResponderExcluir