segunda-feira, 21 de maio de 2012

ROMANTICA HISTÓRIA DE WITHWALL

A ROMÂNTICA HISTÓRIA

DE  JOHN  WITHWAL



Nem sempre os navios europeus que visitavam as cidades costeiras do Brasil colonial , eram de sanguinários piratas . Alguns deles vinham em pacífica  viagem de negócios e em certas  ocasiões alguns tripulantes encontravam aqui “o amor de suas vidas” , tal como romanticamente aconteceu com John Withwal ,  do  “Minion de London”.

O navio mercante inglês  “Minion of London”, em 1581, chegou a Santos, na Capitania de São Vicente (SP) , e foi cordialmente  recebido pelas autoridades e habitantes locais , detendo - se 6 meses ali .

O  “Minion”  vendia suas mercadorias tranquilamente  no Brasil e recebia em troca o valorizado açúcar brasileiro. A embarcação inglesa ( como sempre  acontecia com naves mercantes ) chegou abarrotada de fitas de veludo, chapéus, tecidos de várias espécies e preços, vestidos, camisas, louças, vinhos, ferramentas e materiais para a construção de navios e de engenhos , e passou seis meses em Santos.

John Withall integrava a tripulação do “Minion” como artilheiro e foi convidado por José Adorno - o mais rico industrial e comerciante da Vila, que era também um de seus fundadores – para ficar em seu engenho - de - açucar , graças à circunstância de ser um competente  ferreiro. A ferramentaria era muito importante nos engenhos açucareiros . Withall acabou sendo gerente e sócio do patrão .

Mas a boa sorte ainda iria sorrir para Withwall , que apaixonado  pela filha única de Adorno a recebeu em casamento em 1588 .

Segundo expressão do prórprio sogro , escolheu o inglês  "de preferência a dá-la a qualquer dos portugueses residentes na Vila”  .


Nenhum comentário:

Postar um comentário