terça-feira, 29 de maio de 2012

REVOLUÇÃO DA DEGOLAS POST

REVOLUÇÃO FEDERALISTA,

A “REVOLUÇÃO

DAS DEGOLAS”



A Revolução Federalista ( 1893 – 1895 ) ocorreu no Rio Grande do Sul ,  logo após a Proclamação da República, e  causada pela disputa política entre  os “maragatos” e “pica – paus’  .

Fala-se muito das crueldades dessa guerra , praticadas tanto pelos “maragatos” ( federalistas ) como pelos  “pica – paus” ( republicanos que apoiavam o Governo Central ) .



Geralmente os prisioneiros eram conduzidos  para degola a um sítio pouco afastado  do acampamento e a que denominavam “sanga”. Ordinariamente a vítima era amarrada com as mãos para trás e recebia a morte de joelhos, com a cabeça presa entre as pernas do algoz que desferia o golpe fatal . Muitas vezes eram humilhados e mutilados ( castrados ) antes da morte atroz .



Dois tristemente famosos degoladores gaúchos  , foram o famigerado preto Adão  Latorre , maragato  e o terrível Cherengue , legalista .



Em 5 .4. 1894 , no Combate do Boi Preto há a degola de 250 maragatos em represália à degola em 23.11.1893 , de 300 pica -  paus  às margens do Rio Negro , no Potreiro das Almas ( Bagé ) . Alguns historiadores creditam a Adão Latorre a degola de 410 inimigos e a Cherengue a morte de 370 .



A Revolução Federalista durou mais de 2 anos e fez  10.000 vítimas ; destas , mais de 1.000 morreram por degolamento , a ponto da Revolução ter passado à  História do Brasil como a “Revolução das Degolas”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário