A “REVOLUÇÃO
DAS DEGOLAS”
A Revolução Federalista ( 1893 – 1895 ) ocorreu no Rio Grande do Sul , logo após a Proclamação da República, e causada pela disputa política entre os “maragatos” e “pica – paus’ .
Fala-se muito das crueldades dessa guerra , praticadas tanto pelos “maragatos” ( federalistas ) como pelos “pica – paus” ( republicanos que apoiavam o Governo Central ) .
Geralmente os prisioneiros eram conduzidos para degola a um sítio pouco afastado do acampamento e a que denominavam “sanga”. Ordinariamente a vítima era amarrada com as mãos para trás e recebia a morte de joelhos, com a cabeça presa entre as pernas do algoz que desferia o golpe fatal . Muitas vezes eram humilhados e mutilados ( castrados ) antes da morte atroz .
Dois tristemente famosos degoladores gaúchos , foram o famigerado preto Adão Latorre , maragato e o terrível Cherengue , legalista .
Em 5 .4. 1894 , no Combate do Boi Preto há a degola de 250 maragatos em represália à degola em 23.11.1893 , de 300 pica - paus às margens do Rio Negro , no Potreiro das Almas ( Bagé ) . Alguns historiadores creditam a Adão Latorre a degola de 410 inimigos e a Cherengue a morte de 370 .
A Revolução Federalista durou mais de 2 anos e fez 10.000 vítimas ; destas , mais de 1.000 morreram por degolamento , a ponto da Revolução ter passado à História do Brasil como a “Revolução das Degolas”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário