sexta-feira, 18 de maio de 2012

CAMINHO DAS INDIAS POST

CAMINHO DAS INDIAS



O início do projeto  do “Caminho Marítimo para as Indias começou a ser delineado por D. João II ( 1455 – 1495 ) com o objetivo de reduzir os elevados custos nas trocas comerciais com a Ásia e assim tentar monopolizar o comércio mundial de especiarias ( canela , gengibre e pimenta , etc. ) para Portugal .

Os mercadores  desde Veneza e principalmente Gênova  distribuiam estas especiarias por toda a Europa ,  recebidas do Oriente através de longos  roteiros terrestres . Os portugueses ganhariam  muito em estabelecer esta rota marítima , que era praticamente isenta de assalto e com ela  Portugal iria  ligar diretamente as regiões produtoras das especiarias aos seus mercados por toda a Europa .

No entanto , esta decisão não era  aprovada pelas altas classes , sendo que nas Cortes de Montemor-o-Novo de 1495 , era bem visível a opinião contrária  à viagem que D. João II tão esforçadamente e com grande  esmero havia preparado .

El-Rei D. Manuel I ( 1469 – 1521 ) não era dessa opinião negativa e via nas rotas marítimas da India uma boa — senão a melhor — forma de dominar o comércio com o Oriente . Ele ,  mantendo o plano original de seu antecessor , D. João II , mandou aparelhar as naus e escolheu Vasco da Gama , para capitão desta armada .

O plano de viagem teria então que assegurar  a segurança da rota e  para isso seria necessário instalar “feitorias” ao longo do caminho, e criar fortalezas . A missão caberia ao capitão da armada que ia munido de muitos presentes , equipamentos para enfrentar   mares  desconhecidos e disposição  para criar elos com os monarcas  que eventualmente encontrasse pelo caminho .

A 8 de julho de 1497 iniciava-se a histórica expedição com 3 naus e um navio auxiliar que transportava exclusivamente  mantimentos  para três anos : biscoitos, feijão, carnes secas, vinho, farinha, azeite e salmouras .

Em 20 de maio de 1498, a frota alcançou Kappakadavu, próxima a Calicute , no atual estado indiano de Kerala , ficando estabelecida a rota no Oceano Índico e aberto o  caminho marítimo da Europa para a Índia.

12 de julho de 1499, depois de mais de dois anos do início desta expedição, aporta a caravelaBérrio”,  no rio Tejo, comandada por Nicolau Coelho, com a notícia  eletrizante que iria emocionar Lisboa : os portugueses chegaram às Indias pelo mar !

Vasco da Gama tinha ficado para trás, na ilha Terceira, preferindo acompanhar o seu irmão, gravemente doente, renunciado assim aos festejos e felicitações pela notícia.

Com o ansiado  regresso das naus a Lisboa  tornou –se pública  a  famosa ligação marítima que mais tarde e durante muitas décadas , viria ser explorada por Portugal.

Assim, esta descoberta do “Caminho Marítimo para as Indias”, possibilitou uma nova rota que viria ligar diretamente as zonas produtoras das especiarias aos maiores mercados europeus.  A descoberta deste novo caminho   veio a possibilitar o começo de uma “época de ouro” da economia  portuguêsa , principalmente no comércio  das valiosas especiarias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário