domingo, 27 de maio de 2012

TRAIÇÃO EM ACAJUTIBIRÓ POST

TRAIÇÃO EM



ACAJUTIBIRÓ



A Baia da Traição é um dos núcleos de povoamento mais antigo do litoral da  Paraíba . Atualmente ,  no município de Baia da Traição está localizada a maioria das aldeias indígenas, que integram a Terra Indígena Potiguara.  

Ali são exibidas  várias atividades folclóricas, destacando-se o toré – dançando pelos Potiguara, através dos séculos; o coco de roda, as lapinhas, cirandas e a nau-catarineta ,etc.

A Baia da Traição  começou a ser visitada e ocupada pelos franceses  que nas  primeiras décadas do séc.XVI fundaram uma feitoria para  o comércio do pau-brasil, abundante na região. Eles conseguiram a amizade e a confiança dos Potiguaras, incentivando-os na luta contra os portugueses, vistos pelos silvícolas como um inimigo e invasor de suas terras.

O nome indígena original de   Baía da Traição era Acajutibiró que significa “local de caju” ou “caju em abundância” .

Há varias  versões para a razão do nome atual  Baia da Traição” .

Segundo uma das versões , entre 1503 e 1505  os potiguara paraibanos  mataram à traição , alguns náufragos castelhanos e portugueses, razão pela qual o nome traição  ainda permanece.


De acordo com  uma outra versão os indígenas mataram ali traçoeiramente  dois frades franciscanos, em 1505 .


Uma terceira versão é que o nome traição estaria vinculado à 1ª expedição exploratória  de 1501, da qual participou o famoso Américo Vespúcio, quando três marinheiros portugueses foram mortos e devorados pelos nativos antes recebidos amigavelmente, no primeiro porto onde a flotilha ancorou, no dia 17de agosto.

Ainda com relação ao nome traição, convém mencionar o mapa de Reinel, de 1516, onde se destaca a inscrição “Baía de Pituaçua de Treyçam” .

Outro dado ato relevante  é que o nome de Baía da Traição já constava como limite norte da Capitania de Itamaracá, doada por D. João III a Pero Lopes de Sousa, em 1534.


Um comentário:

  1. O NOME ORIGINAL DIVERGE HÁ DOIS NOMES NATIVOS INCLUSIVE NOS MAPAS ANTIGOS

    ResponderExcluir