quinta-feira, 31 de maio de 2012

JUDEUS NO BRASIL COLONIAL POST

JUDEUS

NO BRASIL

COLONIAL



Com a expulsão dos judeus de Portugal , logo após a Descoberta  do Brasil , judeus convertidos ao catolicismo (cristãos-novos)  emigraram  para a  nova colônia.

Muitos judeus portugueses , procurando fugir da intolerância religiosa católica em Portugal , viam no "Novo Mundo" a oportunidade de praticar livremente seu culto, incluindo-se aí os cristianizados que praticavam o judaísmo em segredo - os cristãos-novos .

Pelo menos dois judeus pisaram na terra brasileira  quando Pedro Álvares Cabral chegou em 1500 , fazendo parte de sua tripulação : Mestre João, médico particular da Coroa Portuguesa e astrônomo; e Gaspar da Gama, intérprete (ajudara Vasco da Gama nas Índias, onde vivia) e comandante da nau que trazia mantimentos.

Nos dez anos seguintes, outro judeu naufragou perto da costa brasileira e integrou-se aos indígenas : João Ramalho, que prestou inúmeros serviços aos  outros colonizadores   portugueses que foram chegando .

No mesmo período, Fernão de Noronha extraía pau-brasil da costa atlântica; as árvores ficariam conhecidas como "madeira judaica".

 Martim Afonso de Sousa era um dos cristãos-novos que chegaram ao Brasil no século XVI, como governante de uma das Capitanias Hereditárias.

No Brasil muitos senhores de engenho eram judeus e  dos 5 engenhos existentes em 1550, ao menos um pertencia  a um deles ,  o Engenho de Santiago,  de Diogo Fernandes e seus associados , também judeus. Segundo consta, este era um grande engenho, com boas terras e águas, além de muita madeira , entretanto foi destruído mais tarde em uma guerra com índios de Igaraçu, o que fez com que Diogo e sua família ficassem muito pobres.

Mais judeus  chegaram ao país na época das invasões holandesas do Brasil , em 1630 , uma vez que na Holanda  desfrutavam da liberdade de culto  .O Nordeste brasileiro ficou sob o domínio holandês por vinte e quatro anos e, neste período, muitos sefarditas se estabeleceram no país, principalmente em Recife , onde tornaram-se prósperos comerciantes .

A“ Kahal Zur Israel”  (Congregação Rochedo de Israel) foi a primeira sinagoga das Américas e funcionou em Recife ( Pernambuco ) durante o período de dominação holandesa (1630 a 1654).  Seu 1º  rabino foi o luso-holandês Isaac Aboab da Fonseca (1605-1693) .

Com a expulsão dos holandeses, a maioria dos judeus estabelecidos no Brasil fugiu para  outras possessões holandesas, como as Antilhas e Nova Amsterdã ( futura Nova York  ) , onde  fundaram a 1ª  comunidade judaica dos Estados Unidos.

As últimas informações sobre a presença destes judeus ibéricos no Brasil datam de meados do século XVIII.

Nessa época, com o desenvolvimento do Ciclo  do Ouro e Ciclo dos Diamantes ,  um número considerável de cristãos –novos se deslocaram para a região das Minas Gerais .  Muitos desses sefarditas cristãos-novos não mais mantinham ligações com o judaísmo, mas, por serem ricos comerciantes e mineiros, eram acusados de praticar judaísmo por seus inimigos e dificilmente se livravam das perseguições  da Inquisição.

No final do século XVIII , já não havia mais relatos sobre novas  vindas de judeus para o Brasil ; todos já  haviam saído da colônia ou se convertido ao Cristianismo, incorporados aos outros brasileiros .




Nenhum comentário:

Postar um comentário