OS DEGOLADOS
DE CANUDOS
A Guerra de Canudos ( Campanha de Canudos) ( 1896 – 1897 ) foi o confronto entre o Exército Brasileiro e os seguidores de Antônio Conselheiro , na então comunidade de Canudos , no interior do Estado da Bahia, no nordeste do Brasil .
Em setembro de 1897 , após várias Expedições Militares , o Exército conseguiu fechar o cerco sobre o Arraial de Canudos . Antônio Conselheiro morreu em 22 de setembro, supostamente em decorrência de uma disenteria.
Após receber promessas de que a República lhes garantiria a vida, uma parte da população sobrevivente ao pesado de artilharia se rendeu , enquanto um último reduto resistia na praça central do povoado.
Apesar das promessas, todos os homens presos, e também grupos de mulheres e crianças acabaram sendo degolados - uma execução sumária que se apelidou de "gravata vermelha".Cerca de 2.500 casebres foram arrasados e incendiados com querosene pelo Exército .
Foram dez dias de luta final ; no dia 5 de outubro de 1897, caíram os últimos defensores de Canudos : um velho, dois homens adultos e uma criança.
Com isto, a Guerra de Canudos acabou se constituindo numa das maiores e trágicas matanças da História do Brasil .
Para debelar Canudos foram mobilizados 12.000 soldados de todos Estados do Brasil e cerca de 5.000 deles morreram em combate . Dos 25.000 “jagunços” de Conseheiro teriam sobrevivido apenas 5 mil .
Nenhum comentário:
Postar um comentário