quinta-feira, 17 de maio de 2012

PROTESTANTES BRASIL HOLANDÊS POST

PROTESTANTES

NO BRASIL HOLANDÊS



Em torno  de 1630 , durante o domínio holandês no Nordeste ( 1630 – 1654 ) , a Igreja Reformada Holandesa   ( Nederlandse Hervormde Kerk ou NH ) , instalou-se no Brasil. O primeiro culto reformado nas imediações de Pernambuco foi realizado a bordo do navio do alte.  Hendrick  Lonck , em 14 de fevereiro de 1630.

O cristianismo calvinista era a religião oficial durante o domínio holandês;  no entanto, havia liberdade religiosa - especialmente sob o governo de Maurício de Nassau - para os católicos e judeus , mas sob determinadas condições.

A força da Igreja Reformada Holandesa  no Brasil se demonstra em sua organização no período. Foram criados  dois presbitérios (Pernambuco e Paraíba) e até mesmo um sínodo, o Sínodo do Brasil (1642–46) . Mais de cinqüenta pastores ("predicantes") calvinistas serviram nas paróquias organizadas.

Foram fundadas 22 igrejas protestantes no Nordeste, sendo que a maior era a do Recife e contava, inclusive, com uma congregação inglesa e uma francesa. Esta se reunia no templo gálico, que tinha no conde Maurício de Nassau seu membro mais ilustre.

Havia também muitos “consoladores dos enfermos” e professores de escolas paroquiais". A Igreja Cristã Reformada batizou índios,  e pretendia traduzir a Bíblia para o tupi e ordenar pastores indígenas.

Os protestantes holandeses eram contrários à escravidão dos indígenas por eles chamados de “brasilianos” , mas  aceitavam  aquela dos africanos . Quando um  pastor questionou se era lícito ao cristão negociar ou possuir escravos africanos, até o conde de Nassau afirmou que se tratava de “escrúpulos desnecessários”.  Nassau se adaptara  ao espírito de seu tempo, mas contrariava o pensamento  do patriarca da Igreja Reformada, o francês João Calvino .

Esse período missionário protestante holandês se encerrou com a guerra da Restauração Portuguesa . Quando não houve mais condições de manter Recife ( 1654 ) , o  Nordeste do Brasil foi devolvido a Portugal . Terminava assim a missão da Igreja Reformada Holandesa , no Brasil , inviável  sem a proteção da liberdade de culto , num país tradicional e predominantemente católico .

Nenhum comentário:

Postar um comentário