sábado, 19 de maio de 2012

DIAMANTES DO BRASIL COLONIAL POST

DIAMANTES



DO BRASIL  COLONIAL



O Ciclo do Diamante teve seu início em 1725  em Minas Gerais e após ter atingido o apogeu , declina  e se reacende na Bahia entre 1844 e 1871.

 Até o século XVII , quase todos os diamantes comercializados no mundo tinham como origem a mina de Golconda , na Índia , que produziu  alguns dos mais famosos diamantes do mundo,   (“Koh-i-Noor”, que faz parte das joias da coroa da Inglaterra, e “Orloff”, patrimônio das joias da coroa da Rússia).

Mas, em 1725, o Brasil assumiu a liderança e  quebrou a predominância da Índia , após a descoberta de diamantes na cidade de Diamantina , em Minas Gerais. Durante os 150 anos seguintes, o país seria alçado à posição de maior produtor mundial de diamantes, perdendo esta posição, mais tarde, para a África do Sul , em  1867 , quando ali começou a “corrida de diamantes” .

Após a descoberta em Diamantina ( MG) , o diamante foi encontrado nas cabeceiras dos rios São Francisco e Paranaíba e, na seqüência, em outras localidades de Minas Gerais e com o passar do tempo, foi também descoberto nos estados de Goiás , Mato Grosso, Mato Grosso do Sul , Bahia (Chapada Diamantina), Paraná , São Paulo , Piauí  Pará , Rondônia, Roraima e Amapá.

Diamantina ( antiga Arraial do Tijuco ) foi a maior lavra de diamantes do mundo ocidental no séc. XVIII.

A  extração de diamantes brasileiros   foi tão abundante a ponto de levar a acentuada queda nas cotações no mercado europeu .

Em  1735 , a extração diamantífera foi proibida por cinco anos, até que se encontrasse uma maneira mais eficaz de controle por parte da Coroa, e, principalmente , até que se recuperassem os preços  do quilate .  

Historiadores indicam que, entre 1740 e 1770, foram extraídos mais de 1.666.569 quilates, levando à queda, em 75%, do preço dos diamantes brasileiros no mercado mundial .

Em 1870, os diamantes sul – africanos abarrotaram  o mercado mundial, forçando a queda dos preços e o deslocamento da produção brasileira para uma posição irrelevante, causando falências e até suicídios  de mineradores e negociantes .

Estima-se oficialmente  que , entre 1771  e 1810, cerca de  3 milhões  500 mil  quilates foram extraídos, equivalentes a 2 toneladas métricas de gemas de boa qualidade ; obviamente não estão aí computados  os valores do comércio clandestino .

Atualmente ( 2012 ) , o  Brasil responde por apenas 0,2% da produção mundial de diamantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário