sábado, 12 de maio de 2012

PIRATAS , CORSÁRIOS .....POST

PIRATAS , CORSÁRIOS , BUCANEIROS E FLIBUSTEIROS

Pirata é um fora- da - lei  que, de forma autônoma , isolada ou em grupo  navega pelos os mares  para  promover saques a navios e a cidades litorâneas A pirataria é antiga, o primeiro a usar o termo pirata para descrever aqueles que pilhavam os navios e cidades costeiras foi Homero, na Grécia Antiga , na sua Odisséia.

O estereótipo mais difundido  do pirata se refere aos Piratas do Caribe  cuja época áurea ocorreu entre os séculos XVI e XVIII quando eles saiam  à  caça de um navio ou de uma frota  que transportasse  riquezas das colônias americanas ( ouro , prata , pedras preciosas , etc. ) para a Europa .

Pirata vem do Latim pirata, “marinheiro, ladrão”, do Grego peiratés, literalmente “aquele que ataca”, de peiran, “atacar, hostilizar”.

O corsário é o pirata que possuía uma Carta de Corso  , uma licença de um governo para atacar embarcações inimigas, e era uma forma barata de ampliar a frota ofensiva  de um país,: Os corsários   recebiam permissão  para atacar embarcações inimigas daquele país durante o período de guerras, tinha autorização de saqueá-las, pagando até 1/5 do saque à Coroa, e podia se refugiar nas colônias do reino que conferiu  a Carta. Ao fim da guerra, voltavam a ser meros piratas.

Corsário veio do Italiano corsaro, do Latim cursarius, de cursus, “corrida, curso”, de currere, “correr”.

Bucaneiro é o pirata do Caribe. A raiz da palavra bucaneiro está no francês “boucanier”. O boucan ( bucã ) é um grelhador usado para fazer carne defumada pelos índios   Arawak , nas Caraíbas .

Os primeiros redutos  bucaneiros foram na ilha de Tortuga (capturada em 1630), sete quilômetros a noroeste da de Hispaniola. Mais tarde os bucaneiros usaram a Jamaica para base das suas atividades , e capturaram o Panamá em 1671. Chamavam a si mesmos de “Brethren of the Coast” (“Fraternidade da Costa”). Sir Henry Morgan, corsário, liderou 36 navios e 2.000 bucaneiros na pilhagem e saque da cidade do Panamá (entre 1660-70). Foi o clímax  da pirataria no Caribe .

Flibusteiro é um  termo  é de origem incerta, mas acredita-se que derive do inglês “fly boat” ou do neerlandês “vlieboot”, em ambas o significado é barco ligeiro. Também pode derivar dos termos “freebooter” (inglês) ou “vrij vuiter” (neerlandês) que significa foragido ou pirata em ambas. O termo foi utilizado pela primeira vez  em 1667 .

Navios e cidades litorâneas do Brasil Colonial foram vítimas de piratas e corsários .

Nenhum comentário:

Postar um comentário