O COMETA DO
DESCOBRIMENTO
DO BRASIL
Em 21 de abril de 1500 quando a esquadra de Cabral chegou ao Brasil , um cometa já era visível na Europa , na constelações de Sagitário e Capricórnio ; este mesmo cometa seria observado por astrônomos chineses em 8 de maio .
O cometa deveria ter sido visível entre 15 de abril e 20 de maio na costa do Brasil e no Atlântico , mas as condições atmosféricas nas costas brasileira durante a permanência de Cabral ao Brasil , não eram boas .
Por esta razão , apenas no dia 12 de maio , 10 dias após ter deixado o Brasil em direção ao Cabo da Boa Esperança , a caminho das Índias , a tripulação da esquadra de Cabral observou um cometa que surgiu do lado leste, com uma cauda muito longa e estreita e que ficou visível por 8 ou 10 noites seguidas .
Segundo relatos da época , tratava – se de “ um grande cometa com um raio que demorava contra o Cabo da Boa Esperança”...... “ apareceu um cometa para as partes da Etiópia , com uma cauda muito comprida” .
Este cometa provavelmente é aquele designado na Itália como “ il Signor Astone” (“A Grande Haste” ) .
O cometa foi observado pelo célebre Mestre João Faras (João Emeneslau, Mestre João) , médico, astrônomo, e astrólogo espanhol presente na expedição de Cabral . Aqui , Faras realizou os primeiros estudos astronômicos no Brasil , e identificou pela primeira vez , com exatidão as estrelas da constelação do Cruzeiro do Sul .
Em 23 de maio , 11 dias mais tarde , depois do meio-dia desabou uma enorme e violenta tempestade que durou 21 dias e que causou o naufrágio de 4 naus , comandadas por Bartolomeu Dias , Luiz Pires , Aires Gomes da Silva e Simão de Pina . Não houve sobreviventes , ficando esquadra reduzida a apenas oito navios .
Bartolomeu Dias ( 1450 — 1500 ) ficou célebre por ter sido o 1º europeu a navegar para além do extremo sul da África, "dobrando" o Cabo da Boa Esperança e atingindo o oceano Índico a partir do Atlântico
Na época , a tormenta que se abateu sobre a esquadra de Cabral foi erroneamente atribuida ao cometa ; atualmente não se aceita a influência meteorológica dos cometas .
Por outro lado , a perda das 4 naus e mortes trágicas de seus marinheiros , reforçou a generalizada crença de que os cometas eram “astros de mau agouro” .
Bartolomeu Dia.Um cara foda.
ResponderExcluir