terça-feira, 22 de maio de 2012

DESTROÇO NÁUTICO SEM PREÇO POST

UM DESTROÇO NÁUTICO


SEM PREÇO


 


Um dos mais cobiçados navios afundados em águas brasileiras , é o português “Santa Rosa”( “ Santa Maria da Rosa” ) , submerso em 1726 no Nordeste ,  entre o Cabo de Santo Agostinho  (PE) e ao Cabo Branco (PB) ,  em um ponto ainda incerto.


O “Santa Rosa”  realizava  missões de comboio e anti-pirataria, protegendo  as frotas anuais que vinham para o Brasil trazendo mercadorias  e voltavam carregadas de riquezas  para a Metrópole .



Estas riquezas , eram produtos da terra como o pau-brasil , açúcar, o fumo e couros, além de ouro em pó, em lingotes ou moedas e pedras preciosas. Por volta de 1720, o Brasil era o maior produtor de ouro do mundo .

Acredita-se que a nau de guerra  portuguesa naufragada – uma das mais poderosas de Portugal do séc.XVIII - saída de Salvador em direção à Lisboa , transportava uma carga  em ouro com um valor  equivalente a US$ 500 milhões .  


Um acidente terrível  sepultou no mar, no dia 6 de setembro de 1726, um dos navios mais poderosos da esquadra portuguesa no século XVIII.

O volume de gêneros transportados para a Metrópole era considerável: cerca de 27 mil rolos de tabaco, 13 mil caixas de açúcar, além de 20 mil couros, milhares de cocos,etc .

Um grande número de arcas e baús  com cerca de 10 toneladas de moedas de ouro, além de ouro em pó e em barras, diamantes e pedras semi-preciosas ,foi dividida entre as duas embarcações de guerra, cabendo ao “Santa Rosa” cerca de 6,5 toneladas que faziam parte do Quinto da Coroa Portuguesa. Na carga havia milhares de moedas  dobrões de ouro de até 53 gramas que podem atingir num leilão a cotação de 20.000 dólares por peça . Reunida, a fortuna valeria algo como 500 milhões de dólares

Protegida pelos navios de guerra “Santa Rosa”  e “Nossa Senhora de Nazareth” uma  frota de 55 navios  partiu de Salvador a 24 de Agosto de 1726 . No dia seguinte, um forte temporal atingiu a frota que acabou por se separar em dois grupos. O “Santa Rosa” tentou prosseguir e voltou  para a rota planejada , mantendo-se a cerca de 6 léguas ao largo da costa .

Duas semanas após zarpar, a 6 de Setembro, registrou-se uma violenta explosão na “Santa Rosa”, que levou ao seu rápido naufrágio .

 A hipótese mais aceita para a explosão  é a de que o capitão Bartolomeu Freire manteve acalorada discussão com o comandante do regimento de soldados que se encontrava a bordo, e após as Ave - Marias, alguém desceu até o paiol de pólvora , nele tendo ateado intencional  ou acidentalmente fogo.

Acredita-se que, para as necessidades de 70 canhões , o paiol armazenasse na ocasião , mais de 200 barris ou 4 toneladas  de pólvora .

Como resultado, dos mais de 700 homens a bordo, só 3 sobreviveram  à violenta explosão seguida por rápido naufrágio , feridos e atacados por  de tubarões .

A localização dos destroços milionários do “Santa Rosa” é o sonho dourado dos mergulhadores submarinos .

 


 

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