terça-feira, 1 de maio de 2012

ESCORBUTO POST

ESCORBUTO , O MAL DOS NAVEGANTES

Escorbuto ( do latim scorbutus ) é uma doença  

provocada pela carência  de vitamina C na dieta .

Esta enfermidade   causa sangramento , inchaço com pus das gengivas , quedas de dentes , dores nas articulações, feridas que não cicatrizam , e nos casos graves  , a morte .

O hálito é podre , repelente .



Os marinheiros dos séculos 16, 17e 18 eram vitimas do escorbuto porque  que consumiam principalmente bolachas e carne de porco salgada e passavam longos períodos no mar  sem ingerir  frutas frescas , fontes de vitamina C .



O  escorbuto era conhecido na época das pioneiras navegações portuguesas  como "mal de Angola" pois era nas suas proximidades  que os sintomas da doença surgiam .



Cerca de 4/5 da tripulações  de Fernão de Magalhães e 2/3  de Vasco da Gama foram  mortalmente vitimadas pelo escorbuto .

Foi estimado que cerca de um 1.000.000 de marinheiros sucumbiram ao escorbuto nos séculos XVII e XVIII.



Em 1747, o cirurgião escocês James Lind comprovou clinicamnete  que o escoburto poderia ser prevenido com suco de frutas cítricas ,  mas seu consumo profilático   só surgiu cerca de 5 décadas mais tarde, por decisão do Almirantado britânico , em 1795 , às vesperas do séc.19 .



Certamente  muitos marinheiros portugueses  que vieram ao Brasil foram vítimas do escorbuto , mas não há dados precisos a respeito .


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário