-NOVOS NO BRASIL
Em 1495 , Dom Manuel I ascende ao trono português . Todavia, o futuro casamento do rei com a princesa Isabel da Espanha colocou os judeus lusitanos em clima de tensão , porque no contrato de núpcias havia uma cláusula que exigia a expulsão dos hereges ( mouros e judeus ) do território português.
Sefarditas é o termo usado para referir aos descendentes de Judeus de Portugal e Espanha. A palavra “Sefarad” é a denominação hebraica para a Península Ibérica .
O rei tentou fazer com que a princesa reconsiderasse este ítem – uma vez que necessitava dos capitais e do conhecimento técnico dos judeus para o seu projeto de desenvolvimento de Portugal - mas foi tudo em vão.
Em 5 de Dezembro de 1496, Dom Manuel assinou o decreto de expulsão dos hereges, concedendo-lhes prazo até 31 de Outubro de 1497 para que deixassem o país. Aos judeus, o rei permitiu que optassem pela conversão ou desterro, esperando assim que muitos se batizassem, ainda que apenas pro forma. Cristão-novo ou converso era a designação dos judeus e muçulmanos convertidos ao cristianismo, em contraposição aos tradicionais cristãos -velhos.
Calcula-se que havia pelo menos 200.000 judeus em Portugal na época das conversões forçadas, até a expulsão em 1497. Os que não tiveram condições de emigrar permaneceram em solo português, muitos deles praticando a religião judaica clandestinamente ( cripto judeus ) . A grande maioria dos judeus, no entanto, não se deixou converter e optou por abandonar o país.
Os cristãos – novos de Portugal dempenharam um papel relevante na História do Brasil , desde o Descobrimento .
Presume – se que das 13 naus da esquadra de Cabral, quando chegou ao Brasil, 11 delas tinham capitães cristãos - novos. As Capitanias Hereditárias , foram arrendadas principalmente por empreendedores de origem judaica, que também foram os primeiros investidores na florescente e próspera indústria do açúcar . Quase todos os bandeirantes eram também cristãos - novos.
Um dos mais notáveis primeiros cristãos – novos do Brasil Colonial , foi Fernão de Noronha ( Fernando de Noronha , Fernão de Loronha) , (c. 1470 - c. 1540).
Noronha , juntamente com outros cristãos-novos, comerciantes portugueses, obteve da Coroa concessão em 1503, para explorar os recursos naturais do Brasil ( inclusive do valioso pau-brasil ). Em 1506, Noronha e os sócios extraíram das novas terras , mais de 20 mil quintais de pau-brasil, vendidos em Lisboa .
Nenhum comentário:
Postar um comentário