D.JOÃO VI ,
HOMOSSEXUAL ?
Os historiadores Tobias Monteiro e Patrick Wilcken apontam indícios de que Dom João VI teria tido um relacionamento homossexual , não por convicção , antes por necessidade, ou “de conveniência”, pois seu casamento logo se revelou um fracasso, vivendo apartado da esposa Carlota Joaquina , reunindo-se a ela esporadicamente e apenas em ocasiões protocolares .
Seu parceiro teria sido seu camareiro favorito, Francisco Rufino de Sousa Lobato, cuja tarefa teria sido masturbar o rei com alguma frequência . Embora isso possa ser uma simples maledicência, um padre, chamado Miguel, teria uma vez surpreendido a cena e por isso deportado para Angola , não sem antes deixar um testemunho por escrito.
De qualquer modo , o camareiro Francisco Rufino
foi regiamente ( sem trocadilhos ) recompensado e recebeu diversas honrarias e acumulando entre outros , os cargos de Conselheiro do Rei, Secretário da Casa do Infantado, Secretário da Mesa de Consciência e Ordens e Governador da Fortaleza de Santa Cruz, recebendo também o título de Barão e depois Visconde de Vila Nova da Rainha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário